sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NA VIDA DO HOMEM DE DEUS

CONSEQUENCIA DO PECADO!?

O PECADO TRÁZ CONSEQUENCIAS INIMAGINÁVEIS, MESMO QUE O PECADOR VENHA A ARREPENDER-SE.
TODO ERRO TERÁ A SUA PENA, O SEU PREÇO, MESMO QUE HAJA ARREPENDIMENTO.

TOMEI COMO EXEMPLO BIBLICO, PARA EXPOR ESTA ANÁLISE BIBLICA A VIDA DE DAVI.
UM MENINO QUE DURANTE SUA JUVENTUDE DEDICOU-SE EM SIMPLICIDADE DE VIDA A LOUVAR AO SENHOR DEUS DE ISRAEL COM A SUA HARPA.
MAS QUE JÁ EM FASE ADULTA, COMO REI DE ISRAEL COMEÇOU A DESENCADEAR ALGUNS ERROS, OU, DIGA-SE DE PASSAGEM, PECADOS QUE AOS OLHOS DO HOMEM PARECIAM NÃO TER GRANDE IMPORTÂNCIA, MAS COMO VEREMOS TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA NÃO SOMENTE NO MEIO FAMILIAR, MAS TAMBÉM NO REINADO DE DAVI..
MESMO QUE, DEUS DISSE, SER DAVI O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
MAS ISTO TUDO ACONTECE PARA QUE HOMEM ALGUM POSSA SE SENTIR IMUNE AO PECADO, SENDO UM SERVO DO SENHOR. TODO HOMEM PECA, MAS O ARREPENDIMENTO SINCERO TRÁZ NOVAMENTE A CONVIVÊNCIA E A COMUNHÃO COM DEUS. PORÉM DEVEMOS SABER QUE QUALQUER PECADO COMETIDO, MESMO HAVENDO ARREPENDIMENTO, TRARÁ ALGUMA CONSEQUENCIA NA VIDA DO PECADOR, E ATÉ MESMO NA VIDA DE SUA FAMILIA, DAQUELES QUE ESTÃO À SUA VOLTA, OU DE ALGUMA FORMA ESTÃO LIGADOS À SUA VIDA AFETIVA.
POR ISTO HOJE VEMOS FAMILIAS SENDO DESTRUÍDAS, DE FORMA QUE, MUITAS VEZES FICAMOS PASMADOS, AO CONTEMPLARMOS FAMILIAS CRISTÃS EVANGÉLICAS PASSANDO POR GRANDES RUPTURAS DE LAÇOS FAMILIARES, TRANSTORNOS EMOCIONAIS E ATÉ MORAIS. DAÍ ENTÃO PARECE QUE DESENCADEIA UMA SÉRIE DE ACONTECIMENTOS IMPETUOSAMENTE, E QUE PARECE QUE TUDO DESABA SOBRE TAL FAMILIA, DE ÍMPETO O INIMIGO DE NOSSAS ALMAS APROVEITA TUDO ISTO E LANÇA MÃO, NÃO SÓ DO PECADOR, MAS TAMBÉM DE SUA FAMILIA. MESMO QUE ELE NÃO DESTRUA COMPLETAMENTE UMA FAMILIA, MAS DEIXA CICATRIZES E MARCAS DE UMA DURA BATALHA NA MENTE E CORAÇÃO DOS QUE SÃO AGREDIDOS ESPIRITUALMENTE PELO SEU ADVERSÁRIO.
HÁ NA BIBLIA EXEMPLOS DIVERSOS DE CRISES NO MEIO FAMILIAR DOS SERVOS DE DEUS, E QUE SEGUNDO PODEMOS OBSERVAR SEMPRE TEM O DEDO DO INIMIGO DA OBRA DE DEUS. CLARO QUE O HOMEM OU A MULHER TÊM GRANDE PARCELA DE CULPA POR TAIS CRISES.
PRIMEIRO PORQUE O HOMEM POR UM MOMENTO DEIXA DE BUSCAR O CONSELHO DE DEUS, E SEGUE OS SEUS INSTINTOS NATURAIS (CARNAIS).
HOJE EM DIA MUITAS PESSOAS SE APEGAM NO FATO DE QUE DEUS PERDOOU DAVI, E NISTO SE ATÉM EM VIVER DE FORMA DISSOLUTA, SEMPRE PECANDO E SEMPRE SE ARREPENDENDO. ORA, POIS UMA VEZ, ARREPENDIDO DO PECADO, NÃO SE PODE MAIS COMETER TAL PECADO NOVAMENTE, E ESPERAR QUE SEJA PERDOADO. PORÉM HÁ UMA CONSEQUENCIA DO PECADO. ALGUMA DISTORÇÃO NA VIDA VAI OCORRER A PARTIR DO MOMENTO DE QUE AQUELE QUE ENTREGOU O SEU CORAÇÃO AO SENHOR, FAZENDO ENTÃO UMA ALIANÇA COM ELE, PASSA A ROMPER ESTA ALIANÇA. TERÁ TRANSTORNOS DIVERSOS.
VEJAMOS DAVI. MUITOS QUE PREGAM SOBRE DAVI, E LEMBRAM QUE DAVI COMETEU UM ADULTÉRIO E UM HOMICÍDO, POR CAUSA DE BATSEBA, MULHER DE URIAS. PORÉM NÃO VERIFICAM QUE ANTES DISTO DAVI JÁ HAVIA COMETIDO UM ADULTÉRIO, SEGUNDO A LEI DE MOISÉS.
VAMOS LER GÊNESIS CAP. 2 VS.23,24
E DISSE ADÃO. ESTA É OSSO DOS MEUS OSSOS E CARNE DA MINHA CARNE ESTA SERÁ CHAMADA VAROA, PORQUANTO DO VARÃO FOI TOMADA.
PORTANTO, DEIXARÁ O VARÃO, O SEU PAI E SUA MÃE E APEGAR-SE-Á A SUA MULHER E SERÃO ENTÃO UMA SÓ CARNE.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE PAULO USOU ESTE VERSÍCULO EM EFÉSIOS 5:31. ISTO PARA ADVERTIR OS EFÉSIOS SOBRE OS DEVERES DOMÉSTICOS.
E POR ISTO É QUE TOMO DAVI COMO EXEMPLO NESTA ANÁLISE.
ONDE DAVI ERROU?
JÁ NO INÍCIO DE SEU REINADO. BEM ANTES DE CONHECER BATSEBA. FOI QUANDO ELE FOI ACLAMADO REI EM HEBROM.

II SAMUEL CAP 3: E disse Davi: Bem, eu farei contigo acordo, porém uma coisa te peço: não verás a minha face, se primeiro não me trouxeres a Mical, filha de Saul, quando vieres ver a minha face.

14 Também enviou Davi mensageiros a Is-Bosete, filho de Saul, dizendo: Dá-me minha mulher Mical, que eu desposei por cem prepúcios de filisteus.
15 E enviou Is-Bosete, e tirou-a de seu marido, a Paltiel, filho de Laís.
16 E ia com ela seu marido, caminhando, e chorando atrás dela, até Baurim. Então lhe disse Abner: Vai-te, agora volta. E ele voltou.

DAVI APENAS DESPOSOU A FILHA DE SAUL, MAS NÃO A TOMOU POR MULHER, PORQUE ELA FOI DADA A OUTRO HOMEM. DAVI ERROU NESTE NEGÓCIO, SABENDO QUE MICAL JÁ ERA DE OUTRO HOMEM.

NÃO SABEMOS SE REALMENTE DAVI CONVIVEU MARITALMENTE COM MICAL, SE ISTO ACONTECEU, DAVI ERROU, POIS TOMOU A MULHER DE OUTRO HOMEM.
ISTO TAMBÉM TEVE SUA CONSEQUENCIA, MAS DEUS PRECISAVA USAR DAVI PARA MOSTRAR AO POVO DE ISRAEL, QUE O SENHOR É O ÚNICO REI DE ISRAEL QUE SEMPRE ESTARÁ COM O SEU POVO. O HOMEM SEMPRE FALHOU E SEMPRE FALHARÁ.
VEREMOS ISTO NO CAP 6 II SAMUEL; -
16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
...
E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.
21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu preferindo-me a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR tenho me alegrado.

22 E ainda mais do que isto me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23 E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.

ASSIM MICAL PERMANECEU SEPARADA DO CONVÌVIO DE DAVI. ASSIM DEUS NÃO PERMITIU QUE VIESSE CAIR A DESGRAÇA NA CASA DE DAVI POR CAUSA DISTO. MICAL CERTAMENTE ESTAVA FELIZ COM O SEU MARIDO, NÃO PRETENDIA CERTAMENTE RETORNAR A DAVI. NA VERDADE MICAL FÔRA UMA MOEDA DE TROCA QUE SAUL USOU PARA TENTAR VER SEU OPONENTE MORTO, E NÃO DEU CERTO. POR ISTO DAVI ACHAVA-SE NO DIREITO DE RETOMAR AQUILO QUE ELE JULGAVA SER O DONO. UMA VERDADEIRA MOSTRA DE MACHISMO. NAQUELE MOMENTO MICAL NÃO ESPEROU OUTRA OPORTUNIDADE, FALOU COM DESPRESO A DAVI. MICAL ERA UMA PRINCESA, FILHA DE UM REI, ENTÃO ACHOU UM ABSURDO DAVI RECENTEMENTE ACLAMADO COMO REI, VIESSE A MISTURAR-SE COM O POVO. MICAL NÃO ENTENDIA NADA DO PRAZER DE SERVIR AO SENHOR DE ISRAEL. NISTO ELA MESMA MOSTRA A SUA FALTA DE CONHECIMENTO DA RELIGIOSIDADE DO POVO DE ISRAEL. A FORMA QUE MICAL TRATOU DAVI, FEZ COM QUE ELE TAMBÉM A DESPREZASSE, MAS DAVI NÃO A DEVOLVEU AO SEU ANTIGO MARIDO, MAS MANTEVE-A NO PALÁCIO, E JAMAIS SE SERVIU DELA. FICOU ATÉ A SUA MORTE COMO UMA PRINCESA RECLUSA. PROVAVELMENTE NÃO TINHA NEM MESMO UMA VIDA SOCIAL, E SE SAÍA FORA DO PALÁCIO CERTAMENTE ERA SEGUIDA POR GUARDAS DE SEGURANÇA.

DIVERSAS AÇÕES DE DAVI E DEMONSTRAM TER SIDO ELE UM HOMEM FALHO, UM PAI OMISSO, COMO REI E COMO CONHECEDOR DA LEI DE DEUS. AÇÕES OU OMISSÕES QUE VIERAM A PROPORCIONAR ALGUNS TRANSTORNOS NO REINADO DE DAVI E TAMBÉM NA SUA FAMILIA.

CONTINUA..... PARTE II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados