sábado, 3 de maio de 2008

HISTÓRICO DA OBRA DE DEUS REALIZADA PELO ESPÍRITO SANTOIntrodução

Podemos afirmar que a Obra de Deus dos novos tempos já completou um século. Durante mais de 13 séculos a Palavra de Deus permaneceu escondida. Segundo a própria história das Nações, que nos conta isto. Até que apareceram, John Weis e Martinho Lutero, entre outros reformadores. O mundo todo sabe da era das trevas por que passou a humanidade. Pelo poder de um homem, fazia-se com que a humanidade estivesse debaixo de seu jugo, debaixo das mentiras e heresias que foram incrustadas na mente do povo. E isto desde que Constantino Imperador romano declarou-se sumo pontífice. Foi perto dos anos 1512 que a Palavra de Deus começou a ser propagada sem as invenções de heresias, como indulgências pelos pecados, purgatório, relíquias, infinidade de "santos", criados para confusão e separação do homem com a verdade. Debaixo de muita luta e perseguição aqueles que buscavam combater as mentiras declaradas, e fazer com que o povo conhecesse a verdade, é que a Luz começou a brilhar, ainda que muito pequena, e sem muita força.
Mas...

Princípio da Reforma
Breve relato

Nos anos de 1516 e 1517, Martinho Lutero tinha pregado várias vezes contra a venda de indulgências. Isso exigia coragem, porque João Tetzel tinha recebido autoridade para excomungar qualquer um que falasse contra as suas atividades.
Lutero não estava com medo. Outros antes dele tinham pregado contra as indulgências. Por outro lado, Tetzel estava fazendo, para as suas indulgências, reivindicações que nunca tinham sido feitas antes. Lutero achava que os líderes da igreja realmente não sabiam o que Tetzel estava fazendo. Lutero estava certo de que quando eles descobrissem, poriam um fim a esse vil comércio. Lutero amava a sua igreja e estava tão-somente tentando defendê-la da influência nociva de um falso mestre.
Mais importante que isso, Lutero sabia o que Deus queria que ele fizesse. A venda de indulgências impedia muita gente de Ter um encontro com Cristo, pela fé. O próprio Lutero tinha tido esse encontro depois de viver muitos anos em trevas espirituais. Agora ele precisava propagar a luz do evangelho onde quer que estivesse e sempre que pudesse.
Pelo mês de outubro de 1517, Tetzel tinha deixado a área de Wittenberg. Mas o dia de Todos os Santos, 01 de novembro, esta se aproximando. Milhares de pessoas haveriam de procurar indulgências, contemplando as relíquias de Frederico, o Sábio. Assim sendo, Lutero subiu para trabalhar em sua cela lá na torre do mosteiro. Estava decidido a aproveitar a oportunidade para tornar públicas as suas idéias. Tentemos imaginar como tudo aconteceu: a data é 31 de outubro de 1517, véspera de Todos os Santos.
O povo está começando a se ajuntar nas ruas de Wittenberg, esperando que os serviços religiosos comecem.
Um monge, usando um capelo e um anel de professor universitário, sai do mosteiro agostiniano e caminha através da praça do mercado. Sobe os degraus da Igreja do Castelo e, chegando à porta, desenrola uma grande folha de papel, afixando-a na porta norte. Depois, retira-se rapidamente junto com um companheiro, enquanto os circunstantes se acotovelavam, curiosos de ver o que está escrito no papel.
O texto está escrito em latim. À medida que as pessoas se aglomeram em torno, alguns que sabem ler o latim traduzem o texto para o alemão, para que os demais ouçam. O escrito começa com estas palavras:
"Com o desejo ardente de trazer a verdade à luz, as seguintes teses serão defendidas em Wittenberg, sob a presidência do Rev. Frei Martinho Lutero, Mestre em Artes e em Sagrada Teologia. Ele, portanto, pede que todos os que não puderem, o façam por escrito. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém".
Seguem-se então as 95 teses, ou sentenças, para debate. A primeira delas diz:
1. Quando nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, disse, "Arrependei-vos", ele inegavelmente declarava que a vida inteira do cristão deve ser um ato contínuo de arrependimento. Algumas das outras teses rezam assim:
32. Todos aqueles que se acreditavam seguramente salvos em virtude de suas cartas e perdão, serão condenados para sempre, juntamente com seus mestres.
36. Todo cristão que verdadeiramente se arrepende dos seus pecados está livre tanto do castigo como da culpa, sem necessidade de cartas de indulgência.
62. O verdadeiro tesouro da igreja é o santo evangelho da glória e da graça de Deus.
82. Se o papa está disposto a libertar as almas do purgatório a troco de dinheiro, por que ele não faz isso como um ato de genuíno amor?
No ataque de Lutero à venda de indulgências, encontramos três pontos principais: 1) Ele disse que os alemães não deviam pagar pela construção da Basílica de São Pedro em Roma; 2) ele estava absolutamente seguro de que indulgências não concedem perdão de pecados. O perdão vem tão-somente através do arrependimento e da fé em Cristo; 3) ele também sustentava que a compra de indulgências levava o povo a pensar que o viver cristão não era importante. E acrescentava: "Aquele que dá ao pobre, faz uma obra melhor do que aquele que compra uma indulgência".
As Teses de Lutero foram secretamente impressas na Alemanha, e dentro de pouco tempo estavam espalhadas por toda a Europa. Muita gente aclamava Lutero por ter ousado falar a verdade. Outros, por razões diferentes, queriam silenciá-lo.
Alberto, Arcebispo de Mainz, era um dos que queria fazer Lutero calar-se. Com esse intento, enviou uma cópia das Teses a Roma, pedindo ao papa que fizesse Lutero parar de pregar ou escrever sobre as indulgências.
Mas o papa, a princípio, não parecia estar muito preocupado com a questão. Para ele, tudo não passava de outra querela de frades: era só não fazer nada e a coisa toda em breve cairia no esquecimento. Tetzel era outro interessado em fazer Lutero parar. Depois dessa primeira arremetida de Lutero, a venda de indulgências caiu drasticamente. Como primeira providência, Tetzel ameaçou Lutero com a fogueira. Diante da ineficácia da medida, Tetzel chamou os dominicanos, seus confrades, para auxiliá-los. Juntos, apelaram para os líderes em Roma para que pusessem fim à disseminação dos "perigosos" ensinos de Lutero.
Aí os líderes da igreja em Roma começaram a agir. O chefe geral da Ordem dos Agostinhos exigiu que João Staupitz resolvesse o "problema luterano". Os agostinianos alemães realizaram uma conferência em Heidelberg em abril de 1518. Apesar dos avisos de que sua vida corria perigo, Lutero foi a essa conferência, percorrendo cerca de 400 quilômetros de Wittenberg a Heidelberg.
Num debate com os professores da Universidade de Heidelberg, Lutero defendeu seus pontos de vista sobre graça, fé pecado e livre arbítrio, saindo-se muito bem na empreitada. Conforme o testemunho de um dos presentes, "suas respostas – concisas, judiciosas e sempre com base nas Santas Escrituras – cativaram facilmente os seus ouvintes, transformando-os em seus admiradores".
Os agostinianos não mandaram que Lutero parasse de pregar e escrever. Em vez disso, solicitaram que explicasse suas teses mais amplamente por escrito. Quando Lutero o fez, enviaram cópias ao Papa.
Lutero retornou triunfante a Wittenberg. Deus o tinha protegido de todos os perigos e lhe concedido bons amigos. Ele não estava sozinho em sua luta.


O fim das trevas e o nascimento da Luz

A Igreja de Tiatira

Mas chegara o tempo determinado por Deus. Através daquele destemido monge, chamado Martinho Lutero, pela boa vontade de Deus, as Escrituras começaram a serem traduzidas do Latin para a língua alemã. Através das suas teses da reforma, o mundo começou conhecer Deus como Ele é. Começou a conhecer o seu pecado e redimir-se dos mesmos, aceitando A Jesus Cristo como seu único e sufuciente Salvador. A perseguição foi grande, o grande dragão procurou tragar a mulher, mas a terra abriu a sua boca e ajudou a Mulher.(Apo. 13:17).
A partir daí Deus começou a salvar almas, a verdade da Palavra de Deus estava sendo propagada de forma a alcançar almas para o Cordeiro. Mesmo com perseguição, e a morte de muitos mártires a Igreja do Deus vivo, começou a fortalecer-se. Logo a tradução da Biblia em Alemão foi traduzida para a língua Inglesa, daí então foi mais rápido o conhecimento para a humanidade. Surgiram então as conhecidas Igrejas tradicionais Evangélicas, como: Igreja Luterana, Igreja Menonita, Igreja Batista, e com o passar dos anos foram surgindo umas das outras, em países distante um do outro, em tempo e fora de tempo a Palavra estava sendo Propagada. Havia passado a era da IGREJA DE TIATIRA.- (Apo. 2:19) Eu conheço as tuas obras, e teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Apesar então da reforma Ter sido implantada houve muita tolerância com algumas heresias, como por exemplo, o batismo de crianças recém - nascidos, e as comemorações de festas pagãs, etc... (Apo. 2:20) Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, a ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.

A Igreja de Sardes

Surge então a IGREJA DE SARDES: (Apo. 3) E ao anjo que está em Sardes, escreve: Isto diz O que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes que estão para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Este foi um período em que depois da reforma as igrejas, não se aperfeiçoaram na verdade, pregavam a Palavra, porém não tinham as suas obras perfeitas, pois se observarmos os acontecimentos dos anos 1500 a 1900, todo o mundo estava correndo para conquistar novas terras, lutando entre si mesmos, o pobre era considerado como animal, as superstições eram ainda muito avivadas entre muitos, com isto a igreja continuou se contaminando. Deus então precisaria fazer algo maior, para a santificação da igreja e aumentar os números de seus redimidos. (Apo. 3:4) Mas também, têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.


A Igreja de Filadélfia

Viria então dentre estas pessoas o início da era da IGREJA DE FILADELFIA. (Apo. 3:7) Isto diz o que é Santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha, o que fecha e ninguém abre. Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, tendo pouca força, guardaste a minha Palavra e não negaste o Meu Nome. Esta era da igreja creio que teve início no grande movimento pentecostal que iniciou na América do Norte, Estados Unidos. A partir daqui é que dedicaremos muitas linhas escritas para descrever o grande movimento feito por Deus com a sua Igreja, até os dias de hoje. A partir de 1903 o Senhor determinou em abrir uma porta para a sua igreja, de modo que ninguém, nem mesmo satanás pode fecha-la apesar da pouca força da igreja, pois como veremos isto começou com pequenos grupos de crentes. De que maneira deus escolheu para abrir esta porta? Deus cumpriu a sua Palavra, derramando do seu Espírito Santo. Foi a partir daí que novamente repetiu-se o mesmo evento do dia de Pentecostes em Jerusalém. (Atos 2).
Neste tempo ainda existiam muitas igrejas tradicionais da reforma, porém na maioria delas corrompidas, e envolvidas com as heresias desviando-se da verdade. Mas Deus havia deixado alguns dos seus que não haviam se contaminados. E como sempre Deus usa de homens escolhidos para fazerem a Obras de Deus, desta vez também não foi diferente. Tal como Lutero, Calvino, John Weis e outros. Agora a história da Igreja começa entre alguns homens na cidade de Chicago e Los Ângeles, e o palco dos acontecimentos aumenta para Nova York, em poucos anos. Praticamente foram sete anos de muito movimento pentecostal na América do Norte, "ESTA É A PORTA ABERTA".

Eis que diante de ti pus uma Porta Aberta!!!

Em 1890 Havia um homem, o qual era evangelista da IGREJA EVANGÉLICA PRESBITERIANA Italiana, chamado MICHELLE NARDI. Através dele foram evangelizados outros italianos: NICOLA MOLES, PIETRO MENCONI e LUIGGI FRANCESCON. Em 1891, mais de um ano depois de ser evangelizado, Luiggi Francescon, teve a compreensão da parte do Senhor no novo nascimento através da fé de Cristo, como seu único Salvador, sendo batizado nesta igreja. (convém salientar aqui que o Batismo feito pela Igreja Presbiteriana era por Aspersão) No ano de 1892, foi organizada por Michelle Nardi a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana em Chicago, todos os seus membros eram de italianos, e algumas famílias da fé dos Valdenses. Estes valdenses eram seguidores do francês PEDRO VALDO(1140-1217), que tinha participado da reforma, pregava a ênfase da leitura bíblica na língua vernácula, além da rejeição aos sacramentos católicos como necessários para salvação. Pedro Valdo rejeitava, também a oração aos santos criados pela igreja católica, o purgatório e a missa para os mortos. Havia no culto valdense italiano da época a separação dos homens e mulheres dentro da igreja, e o uso de um véu branco pelas mulheres. (ICor. 11).
Na organização da Primeira Igreja Presbiteriana, foram eleitos naquele mesmo ano FILIPPO GRILLI, para Pastor e LUIGGI FRANCESCOM, um dos três Diáconos, alguns anos depois foi eleito Ancião. Luigi Francescon nasceu em 29 de março de 1866 em Cavasso Nuovo, uma pequena cidade agrícola da provincia de Udine, lugar entre os préalpes Carniche. Luigi Francescon, depois do serviço militar, foi um dos cinquenta mil italianos que imigraram para os Estados Unidos na última década do século XIX.
Faziam parte desta igreja nomes conhecidos como: NICOLA MOLES, LUCIA MENNA, ROSINA BALZANO, PIETRO MANCONI.

Uma mensagem do céu

Em princípio do ano de 1894, Francescom estava em Cincinatti, Ohio, e enquanto orava e fazia a leitura do Livro de Colosenses, Cap 2, vs12, ouviu uma voz que lhe disse: " VOCÊ NÃO OBEDECEU A ESTE MEU MANDAMENTO", com isto Deus lhe deu a compreensão do Batismo por imersão, no simbolismo da morte e ressurreição de Cristo. Naquela mesma noite Luiggi Francescon escreveu para o Pastor Fillippo Grilli, sobre a necessidade de obedecer este mandamento do Senhor.
Alguns dias depois Luiggi Francescon aproveitou uma reunião administrativa da Igreja para expor a todos sobre a necessidade de cumprir o mandamento de Cristo e como Ele mesmo havia ordenado. Infelizmente nem todos creram, a maioria dos presentes levantaram-se contra Luiggi Francescon, inclusive o Pastor Felippo Grilli, que já tinha o conhecimento sobre o assunto. Assim as coisas permaneceram como estavam, três anos depois Luiggi Francescom, em 1º de janeiro de1895 casa-se com ROSINA BALSANO, a qual fora salva em 1892 na mesma Igreja Presbiteriana Italiana em Chicago.
Em 1898, através da pregação dos irmãos da IGREJA METODISTA LIVRE, o Senhor salvou GIUSEPPE BERETTA (1853-1923)
, e algum tempo depois Giuseppe Beretta, uniu-se aos irmãos da Igreja Presbiteriana Italiana em Chicago. Este irmão tinha a mesma profissão do irmão Luiggi Francescom, Mosaísta e ambos trabalhavam juntos, foi então que por diversas vezes o irmão Luiggi Francescon falou ao seu companheiro sobre a necessidade cumprir o mandamento do Senhor, no Batismo por imersão. Mas ainda não lhe era dado de compreender. Porém no começo do mês de setembro de 1903, em Elgin, Illinóis, o irmão Francescon encontrava-se juntamente com o irmão GERARD MAGRIN, executando um serviço. Foi então permitido pelo Senhor que novamente ele falasse ao irmão GIUSEPPE. BERETTA, sobre o novo nascimento pelo batismo por imersão. Por outros meios o Senhor fez com que o irmão G. Beretta fosse convencido. Dois dias depois então de Ter compreendido e aceitado o batismo por imersão o irmão G. Beretta foi batizado na Igreja Batista CHURCH OR THE BRETHREN. Luiggi Francescon não perdeu tempo, e logo disse: IRMÃO GIUSEPPE AGORA QUE VOCÊ É BATIZADO, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 7, VOCÊ IRÁ ME BATIZAR.-

Novo Nascimento

No dia 6 era dia de culto na igreja, e como o Pastor Filippo Grilli, estava na Itália, a responsabilidade do culto era do irmão Luiggi Francescon. Aproveitou a oportunidade para contar à igreja de como o Senhor lhe havia revelado a necessidade de obedecer ao mandamento do Senhor para o Batismo e convidou a todos os presentes para no dias seguintes irem até Lonk-Front/Chicago, para assistirem o seu Batismo. No dia seguinte dia 7 de setembro de 1903, era feriado nacional (DIA DO TRABALHO) Acompanharam o irmão Francescon naquele dias 25 pessoas, dos quais 18 obedeceram ao mandamento do Senhor e juntos com o irmão Francescom foram batizados nas águas pelo irmão G. Beretta, dentre os quais citamos alguns, que tiveram alguma importância no movimento evangelístico futuro. PIETRO MANCONNI, ALBERTO DI ICICCO e FAMILIA, ROSINA BALZANO, LUCIA MENNA, ESTERINA GIACOMETTI, CATERINA GARDELLI, GIACOMO LOMBARDI, PIETRO DI STEFANO, FIDALMA ANDREONI, NARCISO NATUCCI e FRANCISCO ANFUSO, NICOLAS MOLES.
O Pastor Filippo Grilli, voltara da Itália, e estando presidindo um culto, o irmão Luiggi Francescom pediu-lhe permissão para que pudesse falar algumas palavras à Igreja, o que lhe foi concedido. Então o irmão Francescon, perguntou para a igreja se ele havia feito alguma coisa errada contra a igreja, e após todos testificarem que nada tinham contra ele, o mesmo exortou a igreja para a necessidade de obedecer ao mandamento do batismo por imersão. Em seguida o irmão Francescon pediu demissão de seu cargo de Ancião, e secretário e membro daquela igreja. Naquele instante os irmãos e irmãs que haviam sido batizados juntamente com ele no dia 7, acharam por bem abandonarem aquela igreja, porém o irmão Francescon achou que não fosse conveniente, porém todos foram unânimes na decisão.
A partir dali foi necessário estes irmãos e irmãs se reunirem de alguma forma, e isto fizeram, em suas próprias casas, em garagens, onde Deus lhes dava condições. A primeira reunião foi na casa de um irmão chamado Nicole Moles, o qual foi evangelizado pelo irmão Pietro Otolini, vindo obedecer ao Senhor junto a sua família. Na ocasião daquela reunião o irmão Luiggi Francescon, foi eleito novamente Ancião. E então os irmãos Luiggi Francescon, Pietro Menconi e Giuseppe Bereta atendiam os cultos a cada semana. Em 2 de dezembro o irmão Luiggi Francescon embarcou para a Itália, em visita de sua família, regressando no início de maio de 1904. Nesta sua volta Luiggi Francescon encontrou a pequena igreja cheia de contendas e alguns cheios de si mesmo. Não sabendo o que fazer, pediu conselho ao Senhor, o qual lhe fez saber que deveria separar-se um tempo deles até que o Senhor o determinasse unir-se a eles novamente. Isto ocorreu em outubro daquele ano, e junto com o irmão Luiggi Francescon, separaram-se também as famílias de Nicolas Moles e de Alberto Di Cicco, e alguns outros. Assim reuniam-se em suas casas em dias estabelecidos e no domingos juntos partiam o pão, recordando a morte do Senhor. Enquanto isso Pietro Menconi, Nicola Moles, e outros permaneceram naquele mesmo lugar, realizando cultos na chamada comunidade italiana livre, na Gran Avenue era conhecida esta igreja como IGREJA DA TOSCANA. Então em 1906, foi um ano marcante para toda a comunidade cristã, o que começara a acontecer naquele ano era o princípio de um grande avivamento espiritual. A separação deles não duraria muito tempo, pois como o Senhor Disse em Apo. 3-(Eis que pus diante de ti uma porta aberta. A porta que Eu abro ninguém fecha e a porta que Eu fecho ninguém abre) Mesmo que o inimigo da obra de Deus lutou para impedir o princípio da Sua Obra, não conseguiu. Um evangelista americano, por nome de Wilian H. Durhan freqüentava uma missão na rua Azuza, Califórnia, precisamente em Los Angeles, estava havendo o derramamento do Espírito Santo sobre aquele povo e este foi batizado com o Espírito Santo naquele dia. É importante fazermos aqui um parênteses para darmos mais detalhes sobre o ministério desenvolvido pelo Pastor Willian H. Durhan. Foi líder dinâmico do início do movimento pentecostal e proponente da doutrina da santificação como processo contínuo, e não como uma crise ou experiência, colaborou muito para distinguir a doutrina pentecostal neste ponto da teologia Holliness originária. Tendo sido batizado pelo Espírito Santo naquele momento o Pastor J. Seymor profetizou que onde Durhan pregasse o Espírito Santo seria derramado sobre o povo.
No fim do mês de abril do ano de 1907, o irmão Luiggi Francescon encontrou-se com Willian H Durhan e ficou sabendo que na Weath North Avenue, 943, havia uma missão, e que lá o senhor estava também derramando do seu Espírito santo. Luiggi Francescon visitou sozinho a missão e Deus confirmou-lhe que aquela era Sua obra. No Domingo seguinte, o restante do grupo o acompanhou. No mês de junho, foi batizada pelo Espírito Santo a irmã Rosina Balzano. Luccia Mena e Dora Di Cicco. Em 25 de agosto o Senhor também batizou o próprio irmão Luiggi Francescon. Neste tempo o Senhor revelou ao irmão Wiliian H. Durhan, de que o irmão Luiggi Francescon havia sido separado para levar a Sua mensagem para a colônia Italiana. Logo o senhor confirmou para o próprio irmão Luiggi.
Então em princípios de setembro, testemunhou PIETRO OTTOLINI e sua Familia, vindo todos a assistir os serviços e em pouco tempo foram também eles batizados com o Espírito Santo. Pietro Ottolini nasceu em Pescaglia uma pequena cidade da provincia de Lucca em 11 de novembro de 1870. Em 1891, decide imigrar para a América. Em primeiro de agosto obteve o passaporte, deixou Genova e chegou a Nova York em 27 de agosto de 1891.Logo no dia 14 do mesmo mês testemunhou GIOVANNI PERROU, o qual recebeu o Espírito Santo enquanto junto ao irmão Luiggi, orava de joelhos. Naquele momento estavam reunidos Gerard Marin, e A. Lencioni, sendo que Lencione manifestou-se contrariado por não entender, mas vendo seu conhecido G. Perrou ser batizado também buscou a face de Deus em oração.

Dia inesquecível: Após 1900 mil anos acontece um novo movimento, tal como no dia de Pentecostes.

O inesquecível dia 15 de setembro de 1907, foi, consideravelmente uma data fundamental para o movimento pentecostal. Foi naquele dia que se iniciou o revestimento em massa do povo Italo-Americano. Estavam reunidos na igreja da Grand avenue, 1139- IGREJA DA TOSCANA, e o senhor manifestou seu Espírito Santo no irmão A. Lencioni e muitos dos presentes, os que ali estavam não compreendendo nada do que estava acontecendo ficaram confusos, pois não sabiam discernir que aquilo era obra de Deus. ( obs: neste local estavam reunidos os crentes dos quais o Irmão Luiggi Francescon separou-se com seu grupo, devido às divergências sobre o dia do Senhor) Mas como ali também estavam reunidos Pietro Menconi e Luiggi Garrou, foram depressa até a casa do irmão Luiggi Francescon chamá-lo. Indo até lá, não depois de orar ao Senhor, Luiggi Francescon, entrou no local e o Senhor tomou sua boca e ele começou a falar-lhes do poder do sangue do Concerto Eterno e que só por Ele se pode permanecer em pé na presença de deus e obter as Suas fiéis promessas. Imediatamente o Senhor manifestou-se batizando com o Espírito Santo aos irmãos. Pietro Menconi, A. Andreoni, A. Lencioni, também Caterina Gardela, Esterina Giometti, G. Marrin e Umberto Gazzari. Após este dia o irmão Luiggi Frsncescon, junto aos demais voltou a reunir-se com os irmãos da Igreja da Toscana. Ali o irmão Luiggi Francescon foi novamente eleito Ancião, pois o Senhor o havia preparado e escolhido para ser o mensageiro daquela nova. A partir de então os grupos de irmãos italianos nos E.U. A. reuniram-se e então a igreja passou a ser chamada ASSEMBLÉIA CRISTÃ REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS cujo nome era escrito numa placa em frente da pequena casa onde se congregavam.

Um vento veemente: E o Espírito Santo se manifesta na nova igreja

Em fins de outubro, a irmã Rosina Balzano, foi enviada pelo Senhor, até Los Angeles, Califórnia, a fim de dar testemunho para a família do irmão Nicola Moles. Alguns deles foram batizados com o Espírito Santo e então se uniram com os irmãos Americanos que ali residiam. Nesta ocasião Luiggi Francescon, e sua esposa receberam a visita de alguns irmãos e irmãs de Hulberton, N.Y., que ouviram como o Senhor tinha operado no meio deles. Após alguns dias foram também batizados pelo Espírito Santo, e voltaram para suas residências. Pouco tempo depois o irmão Giuseppe Bereta, que também foi batizado, em seguida os irmãos Leopoldo Todeschi e Michele Iacoveti, os quais conheciam o Evangelho.
Em princípios de dezembro o Senhor falou pela boca do irmão Luiggi Francescon, em Dom de línguas dizendo: EU O SENHOR, PERMANECI NO MEIO DE VÓS E SE ME OBEDECERDES E FORDES HUMILDES, EU, MANDAREI CONVOSCO TODOS OS QUE DEVEM SER SALVOS. TEREI-VOS UNIDOS POR UM POUCO DE TEMPO A FIM DE VOS PREPARAR, PARA DEPOIS MANDAR ALGUNS DE VÓS EM OUTROS LUGARES PARA RECOLHER OUTRAS MINHAS OVELHAS. ESTE SINAL É O SINAL QUE VOS DOU PARA CONFIRMAR QUE VOSSO DEUS É QUEM VOS FALOU. ESTE LOCAL SERÁ PEQUENO PARA CONTER AS PESSOAS QUE CHAMAREI.
Logo após esta profecia, um irmão sentiu-se em comprar 60 cadeiras, a fim de juntas às existentes. Naqueles dias o Senhor tinha operado também nos irmãos GIÁCOMO LOMBARDI E GIOVANNI ROSSI, e em algumas famílias, membros da igreja presbiteriana italiana, como também entre alguns católicos, dentre os quais o Irmão LUIGI TERRAGNOLI. E no Domingo seguinte ao da profecia, tendo a irmandade se congregado, entre eles também visitantes e irmãos de outros lugares, todas as cadeiras foram ocupadas permanecendo algumas pessoas em pé. Entre o mês de setembro até dezembro o Senhor fez muitas curas milagrosas entre irmãos e irmãs na igreja, entre os quais destacamos: GIACOMO, LOMBARDI, PIETRO DE STÉFANO, LUCIA MENNA, FIDALMA ANDREONI. O final do ano de 1907, O Senhor permitiu que os irmãos passassem diversas e duras provas e perseguições, mas não faziam caso delas, pois a Graça do Senhor abundava em seus corações. Logo no princípio de janeiro de 1908, o Senhor preparou um Batismo nas águas, onde 70 pessoas fizeram o concerto com o Senhor, muitas dessas pessoas já haviam recebido o batismo do Espírito Santo com o Dom de línguas diferentes, em seguida pela guia do Senhor, Pedro Ottolini e Giovani Perrou, foram para Nova York, servir ao Senhor no campo do evangelismo e batizar os crentes daquele local que ainda não tinham sido batizados no Batismo por imersão. O Irmão ª Lencioni tomou o lugar de Pietro Ottolini nos serviços dos cultos, logo em fevereiro o Senhor o fez juntar-se à P. Ottolini e G. Perrou, em N.Y, Hulberton, sendo este substituído pelo irmão G. Lombardi. Em março o senhor Separou aos irmãos Luiggi Francescon e Giuseppe Lombardi, para dedicarem-se na obra do Senhor, porém como ambos tinham família cada um com seis filhos temeram, pois teriam que deixar o seu trabalho material. Então depois de tudo confirmado, pelo Dom de interpretação de línguas pelo Espírito Santo, decidiram fazer a vontade de Deus. Ambos estavam em situação financeira difícil, Mas o Senhor é o dono desta tão grande obra, então eles se dispuseram inteiramente à vontade do Senhor.
Num espaço de quinze dias, quatro irmãos viajaram para a Itália, em visita de seus familiares e levar a Palavra do Senhor, porém dentre eles somente um teve êxito, o irmão DEMÉTRIO CRISTIANI, que tendo ficado com sua família o Senhor operou nela. Durante o mês de abril, estando a igreja reunida em Chicago, na Grand Avenue, o Senhor lhes deu importantes mensagens pelo Espírito Santo, em Dom de línguas e interpretação.Após um irmão ter rendido seu testemunho diante da igreja, o Espírito Santo falou através dele em língua estranha, então uma irmã com o Dom de interpretação, levantou-se dizendo. "O SENHOR NOS FAZ SABER HOJE, PELA BOCA DESTE IRMÃO QUE OS SANTOS DA ITÁLIA SERÃO PERSEGUIDOS SOB O REINADO DE VITTORIO EMANUELE III. (Notamos bem que esta obra ainda não tinha chegado completamente na Itália)".
No dia 22 de abril, o senhor tomou também dois irmãos (ãs) em Dom de profecia. Alguns irmãos presentes escreveram o que eles (as) profetizavam. O que foi possível registrar segue abaixo escrito:

I
Inclinai os ouvidos, Povos e Nações, inclinai os ouvidos e atendei às Minhas Palavras.
· Estai atentos ao que o Espírito vos diz. O que vedes? É o rico, o poderoso a quem tenho exaltado?

Sim, em verdade vos digo, não serão exaltados, mas sim, deprimidos; a glória que agora recebem é dos homens e será temporária, mas os mansos e humildes Eu os exaltarei; sua glória é de Deus e permanecerá para toda a eternidade.
Elegi aqui um povo para minha glória e em outros lugares outro, um terceiro se pode encontrar e ainda mais, tendo-os enviado aqui, ali e acolá através desta terra; assim, diletos, todos vós sois um só povo, uma só família, sim, como um só exército.
Juntos trazei vossas orações perante mim; seja um único o vosso intento, trabalhai como se fôsseis só um, apesar de no corpo vos encontrardes separados.
Que cada um seja fiel, não vos afasteis, Eu estou convosco. Não vos tenho manifestado a Mim mesmo? Sim, quantas vezes minha glória tem enchido este lugar! Maior glória será manifestada conforme vos submeterdes e obedecerdes.
Implorai o Meu Sangue, tomai meus conselhos para não serdes enganados, porque Eu vos tenho avisado do proceder do vosso inimigo. Eu não engano. É satanás quem engana. Eu sou a Verdade e a Vida. Eu sou a luz do mundo; aqueles que caminham em Mim não caminham em trevas. Aqueles que confiam em Mim jamais serão enganados.
Considerai a minha voz, vós povos, porque ela é para vós e para todos aqueles que crêem em Mim.
Ponde vossa afeição nas coisas celestiais; o tempo está próximo, breve virei e par Mim recolherei os meus eleitos.
Então o mundo confessará, apesar do homem ser mentiroso, que Deus é veraz.
Diletos, orai continuamente, sêde sóbrios de mente, perseverai no amor fraternal, não por vosso próprio amor, mas por amor de Mim; e, Meu nome amai-vos uns aos outros, com o mesmo amor com que vos amei e permanecei continuamente sob o meu Sangue.
II

Eu, o Senhor Deus, operarei. O homem tem impedido, a carne no caminho tem me servido de impedimento; a vontade humana Me é posta à frente; mas Eu operarei, nenhum homem Me impedirá.
Vós todos sereis postos em prova; vós todos sereis joeirados; todavia o Meu Filho está suplicando por vós para que a vossa fé não seja anulada.
Nuvens escuras chegarão, mas Eu farei com que o Sol as dissipe.
RECORDAI O QUE VOS TENHO FALADO.
Nas provas invocareis o meu Nome e eu vos responderei. Então conhecereis melhor que eu, o Senhor vosso Deus, vos tomei pela minha mão.
Nesses dias chamar-Me-eis Emanuel, porque Eu sou convosco.
Então direis: O Senhor nos tem ajudado e libertado. Potente é o seu Nome.
Se obedecerdes à minha voz, Eu vos abrirei os tesouros escondidos por muitas gerações, sereis grandemente maravilhados e vosso coração transbordará de alegria. Sim eu abrirei as janelas do Céu e vereis, então, além do véu.
Quando minha igreja se desviou, foi então que Eu fechei a porta à minha glória. Do que até agora haveis visto o melhor foi só o sabor da minha glória. Mas minha glória, não a haveis visto. Oh! Obedecei, então à minha voz e Eu vos farei ver a minha glória.
Não tomeis a com leviandade porque o tempo é breve; não sejais indiferentes porque eis que Eu logo venho.
Os reinos caem. As repúblicas oscilam. As monarquias vacilam. Eis a mudança do tempo.
A terra vacila como o homem ébrio, o coração do homem nele falha pelo medo, o espírito de inquietação toma posse de todo o povo da terra. Todavia a paz e o repouso serão a porção dos que põem sua confiança em Mim.
Eis que o princípio veio, mas o fim não veio ainda.
Eu porei no meu povo o espírito de Elias e aquele despertará com insistência a oração até que o Céu seja aberto e a terra seja regada.
Todavia serão perseguidos por causa do meu Nome, cantarão ainda uma vez os meus cânticos entre as grades das prisões, mas será por pouco tempo. Eu chegarei. Eis que vos tirarei fora de cada nação.
Sois a minha esposa. Oh! Revesti-vos de vossas vestes nupciais! Não tardeis, apressai-vos, porque Eu estou para vir. Limpai-vos a vós mesmos, porque só aqueles que têm as mãos limpas e os corações retos poderão permanecer à minha presença.
Tirai de vós todo o peso, ponde à margem todo o estulto falar; tendo a mente sóbria sede fervorosos no espírito; não busqueis o vosso próprio bem; fazei bem a todos, deixai que vossa luz resplandeça porque, fazendo assim, Eu serei glorificado.
Todos os vossos afetos sejam para Mim. Tenha a paciência uma obra perfeita. Sejam todas as mãos fortificadas; que o fraco diga: eu sou forte. Sejam fortificados os joelhos vacilantes para comparecerem perante Mim.
Cingi vossos lombos com a Verdade, porque cada um de vós deve ir à batalha.
O inimigo reunirá todas as suas forças em uma só. Eu abrirei vossos olhos para verdes uma multidão como nunca haveis visto e ela vos cercará de todos os lados.
Eu, o vosso Capitão, irei à vossa frente; Eu venci a batalha. Vós ficareis quietos e vereis como os vossos inimigos cairão à vossa frente.
Louvareis o meu Nome e clamareis pela vitória. Assim tenho Eu falado, assim Eu executarei. Sedes fiéis aos meus ensinamentos, não os deixem passar nem de leve: assim fala Aquele cujos olhos são como uma chama de fogo., Cujos cabelos são brancos como a lã, cujos pés são semelhantes ao latão reluzente provado pelo fogo, como se houvesse sido refinado numa fornalha e cujo semblante iluminará todos aqueles que se achegarem à Sua presença.

Eis as potentes operações que Eu farei, estou principiando.
Eu tenho ensinado o meu povo e já lhe tenho dito que não deve parar nos primeiros rudimentos, mas deve ir avante até a perfeição.
Alguns têm se submetido à minha voz, outros não, porém, Eu estou operando.
Dizei à minha congregação que não tome as coisas com pouca importância, porque a pouca importância traz a desunião e Eu não posso habitar na confusão e aí não permanecerei.
Eu vos tenho eleito para que proclameis a minha Palavra.
Eu permitirei que se riam de vós: vós não deveis ser honrados pelos homens; Eu vos honrarei.
Chamar-vos-ão loucos por minha causa; mas Eu vos confessarei perante a meu Pai.
Sobre vós cuspirão e com desprezo os homens sacudirão a cabeça.
Eis que nesses dias que estão mui próximos, aquele que vos der um copo d’água não perderá o seu galardão.
Estareis a meus pés e aí na minha presença ouvireis os mistérios do Céu. Aí vos revelarei os meus segredos.
Então o vosso coração será como uma chama ardente. Os meus filhos não devem juntar tesouros nesses últimos dias e, se assim o fizerem, serão em breve tomados e possuídos pelo anticristo.
Sede limpos, sede livres, sede vazios para que Eu vos encha.
Em breve ouvireis de todas as partes do mundo que eu tenho derramado o meu Espírito, semelhante como aqui.
Eu enviei a linguagem para um testemunho. Eu enviei as profecias para edificar o meu povo. Eu determinei curas para que o meu Nome seja glorificado em vossos corpos mortais.
Eis que Eu tenho enviado o Espírito de sabedoria; eu tenho dado discernimento para que vós não vos desvieis da vereda para a qual Eu vos tenho chamado.
Eu tenho dado interpretações de línguas.
Assim será em toda a terra, nas nações, nas tribos e nas raças, todos conhecerão o Evangelho de meu Filho., para que todos sejam julgados segundo esse Evangelho.
Não sejais de mente elevada, não sejais cheios de vós, para que tenhais este tesouro em vasos de terra, para que a excelência do meu poder provenha de Mim e não de vós.
· Assim glorificai a Mim em vossos corpos mortais, nos quais, depois que Meu Espírito neles entrou, não são mais vossos, mas Me pertencem.


O movimento da Obra de Deus a partir daí tomou rumos diretos e expansivos. O irmão Luiggi Francescon, ordenou para a igreja de Chicago, Anciães, em 29 de junho sendo os irmãos, Pietro Menconi e A . Andreoni. Em seguida viajou para St. Louis, Montana. Encontrou-se com o irmão Giacomo Lombardi, e de lá partiram para a Califórnia- Los Angeles, onde foram hospedados pelo Irmão N. Moles. Ali algumas irmãs salvas e batizadas pelo Espírito Santo, nas Igrejas Americanas, foram recebidas por eles.
Em 3 de março de 1909, o irmão Luiggi Franciscon retornou para Chicago. Em 18 de abril, guiado pelo Espírito Santo de Deus, partiu para Filadélfia, Pa. Onde testemunhou o irmão GIOVANNI MARCUCCI, sua esposa e um filho, sua irmã CAROLINA e a filha, e mais a irmã CONCETA. A obra do Senhor firmou-se naquela Cidade. A igreja é denominada como ASSEMBLÉIA CRISTÃ REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS. Em 15 de julho, o irmão Luiggi Francescon encontrou-se com o irmão Lombardi, e ambos partiram para Califórnia, onde juntos testemunharam algumas pessoas de outras igrejas americanas, O senhor salvou o irmão SERAFINO ARENA e sua Família, cujo irmão sentiu de ir à Sicília (Itália) levar o testemunho do Evangelho, onde prosperou em sua missão. No início de setembro, o irmão Lombardi, voltou par Chicago, e em seguida partiu par Itália( Roma), onde anunciou o evangelho e o Senhor chamou alguns para serem suas testemunhas naquele País. Em 4 de setembro, por santa revelação, o irmão Luiggi Francescon juntamente com os irmãos, Giacomo Lombardi e Lucia Menna, embarcam para uma longa viagem, com o destino a Buenos Aires-Argentina. Chegaram em Buenos Aires no dia 09 de setembro de 1909, os quais ficaram hospedados na casa de MICHELANGELO MENNA, NA Província de São Caetano. No dia 28 de novembro daquele ano, o Senhor operou nos corações de seis pessoas da família MENNA, batizando-as com o Espírito Santo, oito dias depois são batizados nas águas. Luiggi Francescom e Giacomo Lombardi viajam ainda para outras províncias em missão, das quais foram Três Arroios, Tigre e Necochea.
Em 08 de março de 1910, o Senhor determinou que Luiggi Francescon, Giácomo Lombardi e Lúcia Menna, partiram para São Paulo. Conforme relato do próprio Luiggi Francescon, ao chegarem no Jd. Da Luz, (hoje Estação da Luz), encontraram um italiano por nome de Vicenzo Piovani, este era um ateu, e morava no Paraná, precisamente em Sano Antônio da Platina. Ali este homem foi evangelizado por nossos irmãos. Permaneceram ali em São Paulo até 18 de abril, quando então o irmão Giácomo Lombardi e Lucia Menna, retornaram para Buenos Aires na Argentina, enquanto Luiggi Fancescon viajava para Santo Antônio da Platina, para visitar Vicenzo Piovani. Esta viagem Luiggi Francescon contou com detalhes em seu relato escrito em março de 1942. Como segue:

___ Para ir ao lugar que o Senhor me ordenara, eu não tinha nenhum endereço a não ser o seguinte: Vicente Piovani, Sto. Antônio da Platina-Paraná. Havia uma estrada de ferro que levava ao sul daquele Estado, porém, Sto. A da Platina achava-se ao norte e distante mais de 200 kilometros da estação mais próxima. Meu coração duvidava em tomar aquela estrada, porém me senti de ir à estação e consultar um mapa. E o Espírito Santo me indicou a tomar a estrada de Ferro Sorocabana que percorria o Estado de São Paulo, passando perto do norte do Estado do Paraná e sua última estação era Salto Grande.

Parti de São Paulo às 5,30 horas com uma terrível dor lombar que me impediu de tomar alimento durante todo aquele dia. Cheguei a Salto Grande às 23 horas e nesse lugar o Senhor me disse Ter preparado tudo para mim, a fim de cumprir minha missão; e assim aconteceu, porém faltavam fazer cerca de 70 km a cavalo, atravessando matas virgens infestadas de jaguaras e outras feras existentes no lugar. Pela graça de Deus, fiz este resto de viagem com um guia indígena, chegando em Sto. Antônio da Platina em 20 de abril. Outra dificuldade que encontrei foi não conhecer uma palavra do idioma português e achar-me sem dinheiro e doente; Deus, porém, que tem todos os corações em Suas mãos, me fez ver a primeira maravilha. Ao chegar àquele local encontrei na janela a esposa do italiano Vicenzo Piovani tendo o Senhor lhe dito: "EIS O HOMEM QUE EU VOS ENVIEI". (Note-se que eu não era lá esperado). Assim, fui recebido em sua casa e poucos dias depois, o Senhor se comprazeu em abrir seus corações e de mais nove pessoas. Foram batizados na água onze pessoas e confirmados com sinais do Altíssimo. Estas foram as primícias da Obra de Deus naquele País.
Logo após, o inimigo começou a trabalhar para desfazer aquela obra, mas foi em vão o seu trabalho. O resto do povo daquele lugar, sabendo da minha chegada e da minha missão, juraram matar-me, tendo como chefe um sacerdote de determinada denominação. Isto teria sucedido se Deus não entrevisse com Seus meios. O Senhor me fez saber de permanecer lá até 20 de Junho, nessa prova eu estava pronto a me entregar aos inimigos, a fim de poupar a vida dos poucos crentes que o Senhor havia chamado. Deus é testemunha disto, como também os irmãos que lá vivem.
Em 20 de junho, o irmão Luiggi Francescon partiu do Paraná para São Paulo, onde se reuniu com 20 irmãos pertencentes a outras igrejas, como Presbiterianos, Batistas, Metodistas e católicos. Entre eles o Senhor fez curas, batizou alguns com o Espírito Santo, e outros foram batizados na água. Ali teve o princípio da obra de Deus no Brasil como igreja devidamente reunida. Adotou-se então o mesmo nome da igreja dos Estado Unidos- Assembléia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus. O Irmão Luiggi Francescon, ficou ainda no Brasil até setembro de 1910, de onde partiu em viagem para a república do Panamá, onde é fundada também a Assembléia Cristã reunidos em Nome do Senhor Jesus.
Voltando para Chicago, Luiggi Francescon, encontrou a igreja maior e próspera. Deus continuava a operar suas maravilhas de conversão e batismo com o Espírito Santo. Enchendo de dons a igreja, e preparando muitos para missões no exterior. Um homem que o Senhor começara a usar em seus dons era Narciso Natucci, este homem não se deixava vencer pelas provações que passava, mas abertamente glorificava ao Senhor, e estava sempre se reunindo com os demais irmãos em todas as igrejas existentes em Chicago, Los Angeles, Nova York, Montana. Deus estava já preparando este seu servo para futuramente o enviar em missão para outras nações. Por todos os cantos da terra o Senhor começara a enviar os seus servos mensageiros da Palavra de Salvação e da pregação do Evangelho de Cristo pelo Espírito Santo. Em 1911, o Senhor enviou o irmão Luiggi Francescon, para a Itália. Visitando seus familiares e algumas comunidades cristãs ali existentes em Roma, La Spezia, Gissi e Milano. Enquanto isso na igreja da rua Azuza, verdadeiros missionários estavam sendo preparados pelo Senhor. Homens e mulheres que tomados pelo Espírito Santo de Deus, recebiam revelações, e se dispunham em atravessar fronteiras distantes para levar a pregação do Evangelho de Cristo. Giácomo Lombardi, e Lucia Menna retornam pela terceira vez à Argentina. O Senhor também estava preparando na igreja da West North Avenue, 943, mais servos seus para futuras missões. Os irmãos suecos, Daniel Berg e Gunnar Vigren, a bordo do navio Clement, partiram de Nova York e em 19 de novembro chegaram ao Brasil. Precisamente em Belém do Pará. De início reuniram-se com os membros da comunidade Batista. Porém em pouco tempo afastaram-se dali, pois suas idéias pentecostais entraram em choque com a tradicional doutrina da igreja hospedeira. Então continuaram a fazer aquilo que o Senhor determinou. Anunciando o evangelho de Cristo, surgiu então a nova igreja em Belém, a mesma estava seguindo os mesmos passos da igreja de Los Angeles e de Chicago. Denominada de Assembléia de Deus, esta igreja teve seu início vertiginoso, logo ambos os dois irmãos Daniel Berg e Gunnar Vigren, viajam para o Rio de Janeiro. Onde também se converteu um bom número pessoas.
Já no ano de 1912, o irmão Pietro Otollini, e sua esposa, Emma Otollini, viajaram para o Egito, precisamente na cidade do Cairo os quais retornaram para USA em fevereiro. Em abril deste ano, os irmãos Luiggi Francescon, Giácomo Lombardi e Luiggi Terragnoli, embarcaram no navio CARPATHIA, rumo á Itália. A viagem, porém foi interrompida bruscamente, pois este navio teve que prestar socorro aos náufragos sobreviventes do navio TITANIC, que havia naufragado na noite de 14 para 15 daquele mês. O navio CARPATHIA retornou para o porto de Nova York impossibilitando nossos irmãos de partirem para a Itália. Esta viagem foi então realizada no mês de junho quando então estes fizeram visitas nas igrejas de Roma, Sulmona e Gissi. Tendo estes irmãos anunciado o Evangelho do Senhor Jesus à família dos Cagliari. Em setembro a missão visitou as igrejas de Avezzano, Patricia, Roma, Montecartini, e La Spezia, ordenando novos obreiros e ensinando a todos que lá se reuniam Em Nome do Senhor Jesus. No final de setembro retornaram diretamente para o Brasil. Neste ano de 1912, Deus leva para o seu reino de glória o seu servo nosso irmão WILLIAN H. DURHAM.

Assembléia de Deus Americana

Em 1914, foi fundada nos Estados Unidos a igreja Assembléia de Deus. Nisto inicia-se entre a comunidade Pentecostal algumas controvérsias acerca da fórmula batismal. Um grupo defendia o batismo por imersão em nome da Trindade somente, outro defendia o batismo por imersão em Nome de Jesus. Isto ocasionou não pequena divisão entre grupos de crentes. Principalmente entre as igrejas americanas. Enquanto que a colônia Italiana permanecera na mesma doutrina do Batismo por imersão em nome do Senhor Jesus. Foi praticamente um ano de muita luta, desavença, homens tomaram partidos da obra de Deus como se fossem eles os donos da obra. Com isto certamente Deus deixou de operar suas bênçãos entre alguns grupos. Porém cremos que Deus não estava disposto a deixar o seu plano de salvação cair novamente em esquecimento. Agora que o Senhor iniciou sua obra para a plenitude dos gentios na terra, nada faria parar o operar de deus, nem mesmo as discussões humanas, pois o que importa para o Senhor é salvar o seu povo. Deus não está presente apenas entre grupos que seguem uma determinada fórmula batismal, ou fórmula de cultos. "Jesus Cristo disse, onde estiver dois ou três reunidos em Meu Nome ali Eu estarei no meio deles". Provavelmente Deus aproveitou-se desta controvérsia para expandir mais ainda a sua obra. A Assembléia de Deus nos estados Unidos seguiu sua doutrina e suas fórmulas, enquanto que a Assembléia Cristã Reunidos em Nome do Senhor Jesus, continuava nos mesmos preceitos desde o início. Houve então um maior movimento de missões a partir do ano seguinte, 1915. Neste ano na cidade de Chicago, na North Avenue, 1350, o Senhor moveu pelo seu Espírito Santo o coração de um nosso irmão. Ali ele sentiu-se na necessidade de viajar em missão para Buenos Ayres. Tendo ouvido testemunhos de Lucia Menna e Giácomo Lombardi, de como o Senhor os enviou em 1910, para aquele lugar, então nosso irmão Narciso Natucci, crente convertido a menos de três anos. Este irmão comunicou à igreja local o seu desejo, e após isto todos decidiram orarem juntos buscando do Senhor uma confirmação, então o mesmo resolveu despedir-se das igrejas vizinhas. Foi então que em visita da igreja localizada na Rua Jeferson, 1713, em Gary-Indiana que o irmão Narciso manifestou a todos o seu desejo de ir em missão para Buenos Ayres, porém o mesmo só havia ouvido falar desta cidade. Foi então que entre a manifestação que o Espírito Santo promovia naquele instante um irmão levantou-se em pé e virtuosamente disse "EU TAMBÉM IREI" era o irmão FRANCISCO ANFUSO, o qual tinha uma irmã que morava em Buenos Ayres. Ao que tudo parece Deus já estava encaminhando tudo para aquela missão, pois até mesmo um companheiro já havia se apresentado. Tentar explicar o momento de alegria que aqueles irmãos sentiram naquele momento é para nós indescritível, somente quem já recebeu e sentiu a virtude do Espírito santo para compreender isto. Não demorou muito, depois de superadas todas as dificuldades que se apresentaram naquele ano, não podemos esquecer que naquele ano o mundo estava envolto na primeira Guerra mundial.


A Igreja aumenta na Argentina

1916- assim chegaram no dia 2 de novembro de 1916, num porto de Buenos Ayres. Nossos amados irmãos desembarcaram, ninguém os esperava, tudo para eles era desconhecido. Somente dispunham de um endereço no bairro de Vila Devoto, rua Nova York, 5067. Ali vivia a irmã de Franciso Anfuso, ROSALIA ANFUSO DE MINGRINO. Não sem inconvenientes, estes dois homens de Deus chegaram na casa da FAMILIA MINGRINO. Tenhamos em conta que naquele tempo Vila Devoto estava totalmente desprovida e somente próximo da estação havia algumas casas e o resto era tudo sítios; Ao serem reconhecidos foram recebidos com alegria pelos integrante da família Mingrino. Para eles tudo o que escutavam era novo, desconhecido, porém entrava no mais profundo de suas almas, de tal forma que oito dias depois de estarem com eles, realizou-se o primeiro batismo. Seis pessoas obedeceram ao mandamento de Cristo.  Os nomes destes primeiros crente na Argentina são: ROSÁLIA ANFUSO DE MINGRINNO, e seus filhos GAETANO, PABLO, ANGEL, JOSÉ E CONCEPCIÓN. Não tardou para o Senhor derramar da promessa do espírito Santo sobre este grupo, sendo os primeiros a receberem foram, Concepción, José e Angel Mingrinno. Antes de 31 de dezembro do mesmo ano receberam a mensagem e foram batizadas mais de 20 almas, entre os quais recordamos a ANTONIO VITALE, MARIA CASARA, FLORENTINO PIETRINI, LUIS BIRRECCI, ANGELA DE BIRRECCI, GAETANO FIANETTO, ENCARNACIÓN E CONCEPCIÓN MAURICIO. . Deus usou poderosamente do irmão Narciso Natucci e sua pregação compungia o coração daqueles que chegavam na igreja pela primeira vez. A obra cresceu com rapidez, de maneira tal que, ao fim de 1917, teve que mudar as reuniões para um lugar mais amplo e a tal efeito, estas prosseguiram na casa do irmão Birrecci, na Av. Nacional 5078, hoje Salvador Maria del Carril. Nesse mesmo ano se entregaram ao Senhor muitas almas, entre elas, podemos mencionar: MARIA DE VITALE, FAMÍLIA FOME, ROSÁRIO PARLA, GAETANO CARBONE, DOMINGO CATALDO, GENARO FICARRA e família, SALVADOR COTONE, JOSÉ e JUAN LICCIARDO, EUGENIO PETRINI e SALVADOR SCOZZARELLA. É importante o que na continuação destacaremos a título de testemunho: Sabemos que Deus guarda o seu povo, sua mão de proteção está a favor dos que o amam, e que o Senhor é o que tem cuidado de seus filhos. Encontramos escrito em sua Palavra "Minha é a vingança" (Rom. 12:19). Naquele lugar, os irmãos para poderem atender as reuniões, deviam cruzar um campo de propriedade particular, pois não haviam ruas abertas. Um dos seus ocupantes, o qual era conhecido pelo apelido de Gino, tinha o seu coração endurecido para as coisas de Deus e era seu propósito molestar e intimidar os crentes. Carregava sua escopeta com cartuchos de sal e disparava contra os irmãos quando passavam pelo campo. Uma noite chamou a atenção dos irmãos que não os molestou como de costume, e grande foi a surpresa ao saberem na manhã seguinte do trágico final do tal Gino. Naquela noite não havia carregado a escopeta com sal, senão com cartuchos reais, porém não conseguiu alcançar o seu propósito, em um descuido ele disparou a arma atravessando com tiro a cabeça.
1920- entre os anos de 1917 a 1920, novas pessoas se agregaram ao já grande grupo de crentes. Mencionamos a LUIS LAVORO, VENTURA LAVORO, DOMINGO MARINO E A FILHA, sete INTEGRANTES DA FAMILIA TOMASELLA, CARMEN DEL INCELICO, HORÁCIO CASA E ESPOSA, FELIPE REBOLOTTA E ESPOSA, FELIPE COSIMANO, REYNARE E ESPOSA, JERUSA RESTAINO, NUNCIO CAMARELLE, FELIPE PREZZAVENTO, JOSÉ INTELISANO.
No mês de fevereiro de 1920, a história da Igreja dá um passo importante para o aumento do conhecimento das coisas de Deus, pois chega ao País o Ancião GIUSSEPPE PETRELH, escritor pentecostal, de cuja caneta saíram livros como SIMÃO PEDRO, CRISTO POR FÉ, A IGREJA DE CRISTO, DAVI PECADOR E ARREPENDIDO, O FILHO DO HOMEM, etc. Estes livros foram editados entre os anos de 1929 e 1938 e estão esgotados.

Uma convenção que não deu certo

Neste ano de 1920, nosso irmão Luiggi Francescom encontra-se no Brasil com os irmãos Daniel Berg e Gunnar Vigren, onde ambos se propõem em fazer uma convenção entre as duas igrejas existentes, Assembléia de deus e Assembléia Cristã, para que pudesse ser feita uma unificação em mesmos princípios doutrinários, porém os líderes destas igrejas não se dispunham em concordar com tal coisa, certamente estavam todos cheios de si, e não quiseram ceder de maneira alguma, fato que até o dia de hoje ambas as igrejas estão separadas sem ao menos terem alguma pequena que seja ligação uma com a outra. As mesmas controvérsias que nasceram em 1914 nos estados Unidos permanecem entre estas igrejas.Após isto a Assembléia Cristã reunidos em Nome do Senhor Jesus, no Brasil, tomou uma postura totalmente separatista, mudando inclusive o seu nome para Congregação Cristã do Brasil numa convenção em 1936. O que nos é oculto até o dia de hoje o conteúdo daquela convenção, pois nenhuma das duas igrejas ao que parece deixou registrado em alguma ata aquela reunião, ou talvez não lhes interessa a existência de tal documento. Basicamente a única coisa que se sabe é de que não houve realmente acordo algum entre os líderes das duas igrejas.

Prosperidade na Argentina

Enquanto isso a igreja Assembléia Cristã na Argentina continua o seu vertiginoso crescimento, sem ser molestada por nada que trouxesse a controvérsia, pois próximo do final do ano, o ancião Giussepe Petrilli, constituiu vários anciães para ocuparem o cargo de novas igrejas na Argentina. O irmão Ângelo Mingrino para a igreja de Mendonza, um dos primeiros lugares do interior do País que recebeu a mensagem de salvação, o irmão Pablo Mingrino para a igreja em Ranchos e o irmão Gaetano Mingrino para a igreja da Av. Nacional. Em meado de 1922 Giuseppe Petrilli, parte de volta para os estados Unidos. Em 1922, a partir deste ano se registra a abertura de novas igrejas no interior da Argentina. O irmão José Intelissano começa reuniões em Zarate. Em 1923, o irmão FELIPE COSIMARO, inaugura uma igreja em Tigre. Nesse mesmo ano se adquire o primeiro terreno sobre o qual se construiu o atual templo na AV. Salvador M. Del Carril, 5069, Capital.
Em 1925 foram constituídos anciães nas igrejas em Tigre os irmãos EUGENIO PIETRINI E JORGE SILVA.
Naquele ano numa determinada noite, ocorreu algo importante na igreja da Av. Salvador M. de Carril, e registramos este testemunho aqui para contemplação dos meios que o Senhor usa para aprovar a sua obra no meio das igrejas. Houve grande manifestação do Espírito Santo naquela noite e muitos viram uma pomba branca voando, e sobre a cabeça de quem ela pousava o mesmo recebia o batismo do Espírito santo. Achava-se presente naquela reunião o irmão DOMINGO MARINO, o qual clamava ao Senhor com estas palavras" SENHOR SE TU NÃO ME DERES O ESPÍRITO SANTO, NÃO ME LEVANTO DE ORAR" uma irmã com dom de profecia pelo Espírito santo afirmou ao irmão domingo Marino que o mesmo seria sim batizado com o espírito Santo, como assim realmente aconteceu; ainda profetizou-lhe a abertura de novas igrejas em entre rios e Santa Fé, lugares até então desconhecidos pelo citado irmão.

A Primeira Convenção e os Artigos de Fé

Vemos, portanto que a missão de nossos irmãos na Argentina foi muito próspera. Após estes registros temos no ano de 1927, outro acontecimento importante para as igrejas pentecostais. Em Niágara Falls, Nova York, aconteceu a PRIMEIRA CONVENÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS ITALO-AMERICANAS, onde foram elaborados os pontos de doutrina da fé cristã. Estes pontos de doutrina são utilizados pela maioria das igrejas originárias do movimento pentecostal Italo-Americano de 1903. Após isto o irmão Luiggi Francescon, viaja no ano de 1929, para Itália, justamente para apresentar às igrejas da Itália os artigos de Fé, assim realizou e presidiu a PRIMEIRA CONVENÇÃO DA COMUNIDADE PENTECOSTAL ITALIANA. Futuramente estas igrejas passam a denominar-se de IGREJA CRISTÃ PENTECOSTAL ITALIANA.(CCPI)

Em 1932, o irmão Luiggi Francescom encontra-se novamente no Brasil, e vendo o crescimento da obra no País, convoca vários irmãos entre jovens também para que fosse formada a primeira orquestra de músicos da Congregação Cristã do Brasil. Animados pelo incentivo, vários irmãos procuraram aprender a música, para que assim pudessem louvar ao Senhor no ministério musical. Pode-se dizer que hoje é a maior orquestra do mundo. Em todas as igrejas da Congregação Cristã existentes hoje no Brasil, desde a sua sede até a menor sala de oração possui um grupo de músicos e organista. Cremos que se fosse para ajuntar todos os músicos existentes no Brasil, não haveria lugar algum no Brasil para acolher tão grande número.
Em 1935 teve o início da perseguição dos crentes na Itália, era o cumprimento da profecia que Deus havia feito em Chicago na igreja da Toscana em 1904. Também neste tempo o mundo se preparava para a chamada segunda Guerra Mundial, e tal como a perseguição por parte dos alemães aos judeus, assim o governo Italiano perseguiu os cristãos evangélicos. Prendendo alguns líderes, ou aplicando-lhes multas por estarem se reunindo. Pois devido os conselhos de guerra do País, estava terminantemente proibido qualquer tipo de reunião de qualquer natureza. Em 1936, o irmão Luiggi Francescon, preside no Brasil, precisamente em São Paulo, no dia 20 de fevereiro a primeira convenção da CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL (Nome dado à igreja que desde o princípio se chamou Assembléia Cristã). Sendo neste tempo o ancião responsável por toda a obra no Brasil o irmão Luis Pedroso, ancião ordenado pelo próprio Luiggi Francescon. Desta convenção saíram os tópicos de doutrina e ensinamento que a partir dali seriam pregados e obedecidos pela CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL, e por todas as igrejas de mesma fé e doutrina. Ao que indica o tópico de ensinamento, o nome de Congregação Cristã no Brasil, foi adotado a partir daquele ano. Pois foi apresentado o novo estatuto da igreja e ainda, como demonstra na pag. 10 do resumo de ensinamentos da Congregação Cristã no Brasil. "ONDE O SENHOR DER OPORTUNIDADE EM SE CONSTRUIR OU JÁ EXISTINDO CASAS DE ORAÇÃO CONSTRUÍDAS, É PRECISO QUE NA FACHADA SÓ EXISTA O NOME OFICIAL E RECONHECIDO DE CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL". Foi então que a ASSEMBLÉIA CRISTÃ reunidos em nome do senhor Jesus, deixou de existir no Brasil.
Esta convenção terminou no dia 25 de fevereiro.
Creio que esta decisão tomada pelo ministério seria por não haver acordo com o ministério da igreja de Belém do Pará que foi criada por Daniel Berg e Gunnar Vigren, a qual também passou a chamar-se Assembléia de Deus, pois estava sendo assessorada pela Igreja Assembléia de Deus americana. O ministério da Assembléia de Deus, não aceitou também a nova doutrina da congregação, inclusive não houve acordo quanto ao dízimo.
Para não haver confusões entre as duas igrejas, A Congregação Cristã, tomou a decisão, que mesmo que alguém pertencesse á outras igrejas, só poderia fazer parte da comunhão da mesma se fosse batizado novamente pelos anciães da Congregação. A Congregação passou a aceitar somente o batismo por ela pregado. Esta postura separatista, parecia que traria impedimento para que o evangelho de Cristo fosse pregado no Brasil, porém as duas igrejas cresceram ainda mais.
Em 1942, teve início definitivo da 2a. Guerra Mundial. As igrejas cristãs Americanas, já estavam cheias de novidades, que com isto não agradava ao Senhor e deixavam alguns anciães missionários tristes, tais como o irmão Luiggi Francescon, Giácomo Lombardi, e outros, sendo que luiggi Franciscon separou-se da maioria delas, ficando com o pouco número da igreja da Toscana, a Assembléia Cristã em Chicago. Neste ínterim, Luiggi Francescom escreve um histórico do princípio da obra que Deus iniciou e de tudo quanto Deus fez consigo e outros irmãos nas missões pelo mundo. Até este ano de 1942, Luiggi Francescon já havia feito 9 (nove) viagens ao Brasil. Dedicou-se mais com a Obra de Deus no Brasil, Panamá, e Itália. Em 1944, a perseguição contra a igreja na Itália já havia terminado, então Luiggi Francescom e Lucia Menna, viajam para a Itália, a fim de visitar as igrejas lá constituídas.
No ano de 1947, Deus recolhe para o seu reino de glória nosso irmão Luis Pedroso, grande perda para a irmandade da Congregação Cristã no Brasil, e com isso novidades irão surgir no meio da igreja. Após isto definitivamente, a Congregação Cristã no Brasil, distancia-se mais ainda das igrejas italianas, americanas e Argentina. Logo o irmão Luiggi Francescon juntamente com sua esposa viajam para o Brasil.
É realizada então em março de 1948 uma Assembléia Geral de todo o ministério de anciães e diáconos do Brasil na Congregação Cristã do Brasil. Surgiram novidades nos ensinamentos da Congregação Cristã do Brasil. Começou-se a proibir que irmãos fotografassem nos serviços de cultos, todavia aos que não eram da Congregação era liberado. Proíbe-se a sociedade com crentes de outras denominações, até mesmo casamento com crentes de outras igrejas que não seja da Congregação. É instituído o uso obrigatório do véu para as mulheres.
Proíbe-se também a propaganda e qualquer tipo de literaturas, chamadas religiosas. Proíbe-se de membros de ministério da Congregação envolver-se com partidos políticos. Após esta assembléia temos conhecimento que o irmão Luiggi Francescon, não mais voltou para o Brasil. Talvez não se achou mais necessário a sua presença na tão grande igreja que se formou. Ora Luiggi Francescon, permaneceu no Brasil desde 24 de outubro de 1947, até 18 de outubro de 1948. Em 1952, escreveu pela segunda vez um histórico de suas missões. O mesmo descreve que no Brasil, de acordo com o relatório do ano de 1951, o número de casas de oração atingiu 815, 217 de propriedade própria, e já haviam obedecido ao mandamento do Senhor Jesus 74.775 almas. Só na capital de São Paulo contava com 46 casas de oração. O mesmo descreve que a igreja estava bem organizada em sua administração e corpo ministerial. Desde então nosso irmão Luiggi Francescon, desligou-se da igreja no Brasil, e dedicou-se em cuidar das demais em outros países, para que não caíssem no mesmo movimento de separação.

A Igreja na itália

Em 1950, o Senhor usou-se de um membro da Igreja Cristã Pentecostal Italiana, SCARDINO GIUSEPPE E SUA ESPOSA IADANZA NICOLINA, para evangelizar o povo de DI CICCIANO. Ali teve início a que hoje existe ASSEMBLÉIA CRISTA EVANGÉLICA DI CICCIANO. Ao que tudo indica até este período, as igrejas que tiveram seu início na América do Norte, espalhando-se pelo mundo, foram aos poucos, algumas pacientemente outras subitamente, tomando suas próprias formas, suas doutrinas próprias, ocasionando grande crise separatista. E anos após anos em frente seguiram-se a mesma coisa, de uma e outra igreja já separada, das demais, surgiram outros dissidentes e grupos separatistas, formando-se milhares de igrejas em todo o mundo. O número de igrejas pentecostais hoje existentes é grande, e claramente uma difere da outra, em todos os seus aspectos, formas, doutrina, credo, e heresias com práticas humanas. Muitas hoje foram instituídas com o fim de arrebanhar pessoas necessitadas de uma esperança de fé e são estas despojadas de seus suados salários. Muitos homens ergueram grandes igrejas, com o grande objetivo de apenas usar o Nome do Senhor Jesus para enriquecerem-se. Tantos escândalos, que já houve nos meios cristãos evangélicos, que parecia que a obra de Deus iria ficar desprezada, mas não isto deu mais força aos cristãos verdadeiros de prosseguirem de fé em fé e de valor em valor, e lutar pela fé que uma vez foi dada aos santos.


Em 1964, o Senhor recolheu para o seu reino de glória nosso irmão Luiggi Francescon, homem de grande valor, tal como um apóstolo de Cristo, que sempre batalhou para unir os fiéis em Cristo, sempre se preocupou com a saúde da igreja, sempre pastoreou o rebanho de Cristo que lhe foi confiado, em Chicago, no Brasil, no Panamá e na Itália.

Século XXI
A Igreja de Laodicéia

Acreditamos ser hoje o tempo da Sétima igreja descrita em Apocalipse. A igreja, vaidosa, cheia de si, pensando que é rica, mas espiritualmente está pobre, cega e nua. O capitalismo, as preocupações seculares, as aparências, os status sociais, tudo isto tem feito da igreja atual uma igreja morna. Não é fria e nem quente.
Mas para esta igreja há uma recomendação do Senhor. (ACONSELHO-TE QUE DE MIM COMPRES OURO PROVADO NO FOGO, PARA QUE TE ENRIQUEÇAS, E VESTIDOS BRANCOS PARA QUE TE VISTAS E NÃO APAREÇA A TUA NUDEZ.
EIS QUE VENHO SEM DEMORA, GUARDA O QUE TENS PARA QUE NINGUÉM TOME A TUA CORÔA.
CERTAMENTE CEDO VENHO DIZ O SENHOR"ORA VÊM SENHOR JESUS").
Paulo Sobrinho dezembro/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados

A vida nos tempos de Jesus

COMO ERA A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS? Este dois excelentes vídeos, muito bem explicado pelo autor, nos dá a entender como viviam os judeus...