terça-feira, 18 de março de 2008

OS LEVITAS

Os Levitas

Procedentes da tribo de Levi foram encarregados dos serviços do Tabernáculo e do templo.
Os levitas foram destacados para os serviços religiosos, à bem dos Israelitas. Quando Josué conquistou a terra de Canaã, foram entregues para os Levitas quarenta e oito cidades, situadas em toda parte do País, providenciando-lhes campos onde o seu gado pudesse pastar.


No reinado de Davi os levitas foram divididos em quatro classes.
1- Ajudantes dos sacerdotes no serviço do santuário
2- Juízes e escribas
3- Porteiros
4- Músicos e cantores

Excetuando-se a 2º classe, cada uma das outras foram subdivididas em 24 turmas ou famílias, para servirem em rodígio.

Levi era filho de Jacó, daí então são chamados os seus descendentes de Levitas.
Arão era levita, foi escolhido por Deus, para acompanhar Moisés perante Faraó, e depois como vemos em Êxodo cap.28, foi escolhido para sacerdote do Senhor, ele e seus filhos.
No livro de números vemos no cap. 1, que Deus manda Moisés numerar as tribos e suas descendências. Porém a tribo dos levitas não foi contada. Por ordenação do Senhor. Verso 47, 48, 49.
Daí então é que o Senhor determinou o que deveria ser feito com os levitas. Vs. 50 em diante.
__Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus vasos, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus vasos; e eles o administrarão, e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo.

Números cap. 3 vs. 5,6- E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
Faze chegar a tribo de Leví, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam.
Concluímos aqui, que o sacerdócio, vinha dos levitas, porém somente da casa de Arão.
Os demais levitas ficaram designados para servirem ao sacerdote, e serem guardadores do tabernáculo e de seus vasos.

Veremos agora algo importante no verso 12, 13 e depois no Cap 8 vs 16,17,18
E falou o Senhor a Moisés dizendo:
E Eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. Porque todo o primogênito meu é; desde o dia em que feri a todo o primogênito na terra do Egito, santifiquei para mim todo o primogênito em Israel, desde o homem até o animal; meus serão: Eu sou o Senhor.

Depois disto o Senhor mandou Moisés contar os Levitas, para que estes sendo contados ficassem por resgate dos primogênitos das demais tribos. Ver o verso 40, 41. bom ler o capítulo todo.

Uma observação a mais: todas essas providências Deus fez, quando os Israelitas ainda não tinham entrado na terra de Canaã.

Core, Datã e Abirão, rebelaram-se contra Moisés e Arão, pois não admitiam ficarem de fora do sacerdócio. Queriam ter consigo a primazia. Então após contenderem com o Senhor desta forma, o Senhor os sepultou vivos, juntamente toda a sua casa e seus bens. Ainda os duzentos e cinqüenta homens incitados por eles, Deus os matou na porta do tabernáculo, pois ofereceram incenso ao Senhor, coisa que já havia sido determinado pelo Senhor que só a casa de Arão faria isso e só os levitas serviriam ao Senhor nos serviços do tabernáculo. (Números cap 16).

Agora vemos no cap. 10 vs.9- de Deuteronômio:
Pelo que Levi com seus irmãos não tem parte na herança; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem dito.

Quando então Josué repartiu a herança da terra para as tribos de Israel, a tribo de Levi não recebeu herança como as demais tribos. Mas as tribos que receberam herança deram aos levitas cidades, parte de sua herança como vemos no livro de Josué Cap. 21.



Conclusão;
Os levitas então era o povo separado dentre o povo de Israel, e que tinham o serviço da Casa do Senhor, e ministravam o sacerdócio. Não possuíram herança separadamente como as demais tribos, mas receberam cidades, dentre as demais tribos. Habitaram toda a terra de Israel. Foram tomados pelo Senhor como resgate pelos primogênitos dos filhos de Israel, pois as primícias são do Senhor. Cada primogênito da casa de Israel, foi resgatado por um levita. E quando a soma total dos levitas, não era o bastante para resgate de todos os primogênitos, o Senhor mandou Moisés resgatar os primogênitos por cinco ciclos em dinheiro, e os entregar para a casa de Arão o sacerdote.
Os levitas eram especialmente separados para ministrarem os serviços no tabernáculo e sacerdócio. Porém dentre os levitas, somente a casa de Arão pertencia ao sacerdócio. (Êxodo: cap 28 vs 43- cap 40 vs 15) –E A SUA UNÇÃO LHES SERÁ POR SACERDÓCIO PERPÉTUO-
ISTO SERÁ ESTATUTO PERPÉTUO PARA ELE E PARA SUA SEMENTE DEPOIS DELE.

Pelo resgate que Cristo deu por nossas almas. Fomos feitos primícias à Deus,( Tiago 1: 18) (Apoc. 14:4) pois Cristo se deu em resgate de cada um de nós. Assim como os levitas foram tomados por resgate dos primogênitos das tribos de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados

A vida nos tempos de Jesus

COMO ERA A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS? Este dois excelentes vídeos, muito bem explicado pelo autor, nos dá a entender como viviam os judeus...