Pular para o conteúdo principal

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA!

Apocalipse cap 3:
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

O Amém, a Testemunha fiél, o princípio da criação de Deus, sem dúvida alguma é os Senhor Jesus, e não precisamos ir muito além para comprovarmos isto, pois lemos no próprio capítulo logo a frente no vs. 21 - Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também Eu venci e Me assentei com meu Pai no seu trono..  Mas o que podemos tirar de ensinamentos deste trecho do Apocalipse?
A princípio o Senhor adverte a sua igreja, o próprio Jesus, agora assentado no trono junto ao seu Pai, chamando a sua atenção de que Ele, o Senhor Jesus, não está desatento em relação a sua igreja na terra. O Senhor conhece a sua igreja, a cada tempo ou época, no passado e também hoje. A igreja de Laodicéia foi advertida pelo seu comportamento, por ser uma igreja morna, nem fria nem quente. Uma igreja que estava tendo praticamente uma vida dupla, sem buscar o principal. Lembramos neste momento de que Jesus ao visitar a casa de Lázaro, foi recebido por Maria e Marta, e dentre estas duas mulheres Maria assentou-se próximo do Senhor e prestava atenção aos seus ensinos, enquanto Marta corria de um lado para o outro na casa, cuidando dos afazeres, e queria que Maria a acompanhasse. Podemos pensar que Marta estava fazendo aquilo por ser hospitaleira, e queria mostrar boa impressão em como bem servir aos visitantes. Logo foi repreendida por Jesus, pois disse-lhe; Porque te fadigas com tantas coisas Marta? Uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte a qual não lhe será tirada. Então nestas linhas escritas para a igreja de Laodicéia, podemos dizer que o Senhor está procurando chamar a atenção da igreja para que lembre-se de que uma ó coisa é necessária.  A igreja em Laodicéia estava seguindo o rítimo da cidade.

--Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.

O nome Laodicéia (grego Laodikiâi) é significativo, pois se traduz como “só povo” ou “povo reinante”.
E quanto povo de Laodicéia existe nos dias de hoje, isto dizendo no melhor sentido da fé. Quantos que hoje estão preocupados mais com as aparências, com suas riquesas, com a fama, com a glória de uma denominação evangélica e esquecendo-se do principal, a melhor parte que não lhe será tirada.
Temos hoje que atentarmos bem para esta mensagem escrita neste capítulos, pois algo escrito a quase dois mil anos atrás, retrata exatamente a vida de muitos cristãos nos dias de hoje.
Não podemos nos esquecer de que o Senhor está sentado no seu trono, e ele reina sobre todos nós, somos participantes do seu reino, e de maneira alguma podemos nos rebelar contra os seus mandamentos. Ora o Senhor nos promete algo inusitado, algo que governante algum, nesta terra se dispõe em pometer para seus governados. "AO VENCEDOR DAR-LHE-EI ASSENTAR-SE COMIGO NO MEU TRONO.
Mas para alcançarmos este privilégio o Senhor nos adverte e nos ensina em como devemos nos comportar no seu Reino.
Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
Onde podemos adquirir as vestes brancas, o ouro refinado, e nos enriquecermos? Dentro da Palavra de Deus temos toda a riqueza que nossa alma necessita, busquemos então as riquezas celestiais, purifiquemo-nos pois, buscando constantemente a misericórdia do Senhor, confessando nossos pecados, nossos erros, nossas fragilidades, e nos humilhemos diante do Senhor, para que ele o Senhor no exalte diante do mundo no dia de sua volta que muito próxima está.
Aquele que está levando a Palavra de Deus como se fosse algo apenas oportuno, passageiro, e que não se dedica em guardar os mandamentos do Senhor dentro de seu coração, este certamente não é crente nem descrente, é de meio termo, toma pois o cuidado, haverá a hora em que não mais encontrará lugar no reino do Senhor.
Não se pode enganar o Senhor, Ele tudo sabe, tudo vê, e não haverá desculpa para aquele que conhecendo a Sua Lei, for achado em falta. Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.  
Ainda hoje há oportunidade a todos, o Senhor não desampara o seu povo, assim como à Israel o Senhor Deus sempre repreendeu, puniu, mas deu sempre uma chance de se redimir, de voltar-se para o Senhor.
Este é o tempo oportuno. dis o Senhor.
"Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo".
Todos precisamos do Senhor bem perto de nós, na realidade o Senhor não se afasta de seu povo, sempre somos nós que nos afastamos do Senhor, através de as nossas ações, nosso comportamento. Mas se todos nos amarmos com o verdadeiro amor, o amor incondicional, certamente, não nos deixaremos envolver por este mundo de ilusão e vaidade. Que sejamos dignos de recebermos das mãos do justo Juiz a corôa de glória que nos está proposta desde a fundação do mundo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NA VIDA DO HOMEM DE DEUS

CONSEQUENCIA DO PECADO!?

O PECADO TRÁZ CONSEQUENCIAS INIMAGINÁVEIS, MESMO QUE O PECADOR VENHA A ARREPENDER-SE.
TODO ERRO TERÁ A SUA PENA, O SEU PREÇO, MESMO QUE HAJA ARREPENDIMENTO.

TOMEI COMO EXEMPLO BIBLICO, PARA EXPOR ESTA ANÁLISE BIBLICA A VIDA DE DAVI.
UM MENINO QUE DURANTE SUA JUVENTUDE DEDICOU-SE EM SIMPLICIDADE DE VIDA A LOUVAR AO SENHOR DEUS DE ISRAEL COM A SUA HARPA.
MAS QUE JÁ EM FASE ADULTA, COMO REI DE ISRAEL COMEÇOU A DESENCADEAR ALGUNS ERROS, OU, DIGA-SE DE PASSAGEM, PECADOS QUE AOS OLHOS DO HOMEM PARECIAM NÃO TER GRANDE IMPORTÂNCIA, MAS COMO VEREMOS TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA NÃO SOMENTE NO MEIO FAMILIAR, MAS TAMBÉM NO REINADO DE DAVI..
MESMO QUE, DEUS DISSE, SER DAVI O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
MAS ISTO TUDO ACONTECE PARA QUE HOMEM ALGUM POSSA SE SENTIR IMUNE AO PECADO, SENDO UM SERVO DO SENHOR. TODO HOMEM PECA, MAS O ARREPENDIMENTO SINCERO TRÁZ NOVAMENTE A CONVIVÊNCIA E A COMUNHÃO COM DEUS. PORÉM DEVEMOS SABER QUE QUALQUER PECADO COMETIDO, MESMO HAVENDO ARREPEN…

Sobre o uso do véu

Quando Paulo apóstolo escreveu a carta aos Corintios, não lhes escreveu por mero capricho, mas para dar-lhes ensinamentos com os quais todos podiam achegar-se mais próximo do Senhor. No cap. 11 - ICoríntios, podemos ler no primeiro versículo. -SEDE MEUS IMITADORES, COMO TAMBÉM EU DE CRISTO. Se Paulo queria que o povo o imitassem, é claro que ele mesmo cumpria exatamente aquilo que ensinava. E o povo com toda certeza aceitava de bom grado os seus ensinamentos como podemos comprovar logo em seguida no versículo 2. -E LOUVO-VOS IRMÃOS, PORQUE EM TUDO VOS LEMBRAIS DE MIM, E RETENDES OS PRECEITOS COMO VO-LOS ENTREGUEI. Vamos analisar aqui esta frase que Paulo escreveu aos Coríntios. Paulo louvava aos seus irmãos de Corinto, pois eles lembravam de Paulo em tudo. Quando se diz tudo isto significa que nada fica de fora. E os corintios retinham os preceitos. Traduzindo estas palavras em seus sinônimos temos: RETER: verbo- ter ou manter firme, segurar com firmeza- Guardar em seu poder( o que…

Lucia Menna

Em 1907, esta irmã estava juntamente com luiggi Francescon, e um grupo de irmãos italianos, na missão da rua Azuza, onde recebeu o batismo do Espírito Santo, juntamente com outras irmãs daquele grupo, sendo elas, Rosina Balzano, e Dora Di Cicco. Lucia Menna, acompanhou os irmãos Luis Francescon e G. Lombardi, na viagem para a Argentina. Sua parentela, pertencente a familia MICHELANGELO MENNA, obedeceu a palavra do Senhor, ao todo 6 almas, no lugar denominado San Cagetano, em 28/11/1909. Atravéz desta familia, surgiu uma grande igreja naquele lugar, até hoje existente, com o nome que iniciou desde o princípio- ASSAMBLÉA CRISTIANA, apesar que o histórico da Atual Assemblea Cristiana, data de novembro de 1916, tempo em que foi legalmente fundada. Uma semente plantada em 1909, que prosperou e cresceu rapidamente.