Pular para o conteúdo principal

O explendor de um reino parte 5

Logo Davi organiza a sua corte à maneira egípcia e Cananéia. Usando a severidade na administração, tudo fazia em função para agradar à de Deus (Jeová).
Também, devolveu as terras da família de Saul, para Mefibosete, filho de Jônatas, neto de Saul, para cumprir seu juramento com Jônatas, com isso beneficiando também o velho servo de Saul, Ziba e seus quinze filhos e vinte servos. Mefibosete era coxo, e com isto podemos ver a pureza do coração de Davi para com os necessitados e reta justiça diante de seus súditos.

Foi feita uma contagem do povo de Israel, porém esta contagem não foi concluída, pois Deus ficou indignado pela atitude do monarca, em contar o povo. Mas ao menos o número dos exércitos que Davi teve foi passado detalhadamente. Havia em Israel 800 mil homens de guerra e em Judá 500 mil. Ou seja um exército de 1 milhão e 300 mil homens.
E ainda somente para fazerem os serviços ligados ao reino eram no total de 288 mil pessoas. Conforme consta em I Crônicas 27- O povo que trabalhava para o rei Davi eram 24 mil em cada turma. Cada turma trabalhava no seu mês. O reino de Davi era muito bem organizado, sendo distribuído para cada função ou necessidade do reino um chefe para cada turma, em suas funções. No pequeno esquema a seguir poderemos ter uma ampla idéia de como era administrado o reino.

- Azmavete- cuidava dos tesouros do rei, Tesoureiro
- Jònatas- filho de Uzias- cuidada dos tesouros da terra, das cidades e aldeias (Finanças)
- Ezri- cuidava das lavouras- Uma espécie de secretário da agricultura
- Simei- cuidava dos campos de vinha- Outro secretário da agricultura
- Baal Hanã- cuidava dos Olivais e figueiras – Outro secretário de agricultura
- Zabdi- cuidava da produção e venda de vinho- Secretário da industria e comércio
- Joás – cuidava da produção e comércio do azeite- outro secretário da industria e comércio
- Sitrai – cuidava do gado em Saron- secretário da pecuária
- Safate- cuidava do gado nos vales- secretário da pecuária
- Obil- cuidava dos camelos- Povavelmente usados para tranporte de caravanas- Secretário de transporte
- Jedéias- cuidava das jumentas- outro secretário de tranportes
- Jariz- cuidava do gado miúdo( cabras e ovelhas)

Havia ainda o conselho real- espécie de Ministros e assessores diretos do rei.
- Jônatas- tio de Davi
- Aaitofel- o qual ajuntou-se com Absalão
- Husai- Amigo íntimo de Davi
- Joiada - sacerdote
- Abiatar-
- Joabe- general dos exércitos de Israel- Espécie de Ministro das toda a força armada
- Joiel- cuidava da educação dos filhos de Davi


Davi ainda ordenou todo o ministério do sacerdócio para a casa do Senhor como mostra no Cap.25 e 26 de I Crônicas. Ainda ordenou oficiais e juízes dentre várias tribos de Israel. ( Cap. 26 vs: 29- I Crônica).

Davi estocou tesouro e material abundante para que o templo fosse construído. Vejamos a quantia de material que ele estocou.
A metodologia de pesos dos Israelitas naquele tempo tinha origem Babilônica Siríaca e Fenícia e era assim dividida.

Babilônica / Fenícia Siríaca
50 siclos = 1 mina 60 siclos = 1 mina
60 minas = 1 talento 60 minas = 1 talento

1 siclo equivalente à 14,6 gramas (Fenícios)
1 siclo equivalente à 16,34 gramas( babilônico)

Nesta época certamente era usada a medida fenícia, pois eram os maiores mercadores da época.
Portanto temos que 50 siclos ou 1 mina pesavam 730 gramas
Sendo assim 60 minas que é igual a 1 talento pesavam 43,8 kg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO NA VIDA DO HOMEM DE DEUS

CONSEQUENCIA DO PECADO!?

O PECADO TRÁZ CONSEQUENCIAS INIMAGINÁVEIS, MESMO QUE O PECADOR VENHA A ARREPENDER-SE.
TODO ERRO TERÁ A SUA PENA, O SEU PREÇO, MESMO QUE HAJA ARREPENDIMENTO.

TOMEI COMO EXEMPLO BIBLICO, PARA EXPOR ESTA ANÁLISE BIBLICA A VIDA DE DAVI.
UM MENINO QUE DURANTE SUA JUVENTUDE DEDICOU-SE EM SIMPLICIDADE DE VIDA A LOUVAR AO SENHOR DEUS DE ISRAEL COM A SUA HARPA.
MAS QUE JÁ EM FASE ADULTA, COMO REI DE ISRAEL COMEÇOU A DESENCADEAR ALGUNS ERROS, OU, DIGA-SE DE PASSAGEM, PECADOS QUE AOS OLHOS DO HOMEM PARECIAM NÃO TER GRANDE IMPORTÂNCIA, MAS COMO VEREMOS TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA NÃO SOMENTE NO MEIO FAMILIAR, MAS TAMBÉM NO REINADO DE DAVI..
MESMO QUE, DEUS DISSE, SER DAVI O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
MAS ISTO TUDO ACONTECE PARA QUE HOMEM ALGUM POSSA SE SENTIR IMUNE AO PECADO, SENDO UM SERVO DO SENHOR. TODO HOMEM PECA, MAS O ARREPENDIMENTO SINCERO TRÁZ NOVAMENTE A CONVIVÊNCIA E A COMUNHÃO COM DEUS. PORÉM DEVEMOS SABER QUE QUALQUER PECADO COMETIDO, MESMO HAVENDO ARREPEN…

Sobre o uso do véu

Quando Paulo apóstolo escreveu a carta aos Corintios, não lhes escreveu por mero capricho, mas para dar-lhes ensinamentos com os quais todos podiam achegar-se mais próximo do Senhor. No cap. 11 - ICoríntios, podemos ler no primeiro versículo. -SEDE MEUS IMITADORES, COMO TAMBÉM EU DE CRISTO. Se Paulo queria que o povo o imitassem, é claro que ele mesmo cumpria exatamente aquilo que ensinava. E o povo com toda certeza aceitava de bom grado os seus ensinamentos como podemos comprovar logo em seguida no versículo 2. -E LOUVO-VOS IRMÃOS, PORQUE EM TUDO VOS LEMBRAIS DE MIM, E RETENDES OS PRECEITOS COMO VO-LOS ENTREGUEI. Vamos analisar aqui esta frase que Paulo escreveu aos Coríntios. Paulo louvava aos seus irmãos de Corinto, pois eles lembravam de Paulo em tudo. Quando se diz tudo isto significa que nada fica de fora. E os corintios retinham os preceitos. Traduzindo estas palavras em seus sinônimos temos: RETER: verbo- ter ou manter firme, segurar com firmeza- Guardar em seu poder( o que…

Lucia Menna

Em 1907, esta irmã estava juntamente com luiggi Francescon, e um grupo de irmãos italianos, na missão da rua Azuza, onde recebeu o batismo do Espírito Santo, juntamente com outras irmãs daquele grupo, sendo elas, Rosina Balzano, e Dora Di Cicco. Lucia Menna, acompanhou os irmãos Luis Francescon e G. Lombardi, na viagem para a Argentina. Sua parentela, pertencente a familia MICHELANGELO MENNA, obedeceu a palavra do Senhor, ao todo 6 almas, no lugar denominado San Cagetano, em 28/11/1909. Atravéz desta familia, surgiu uma grande igreja naquele lugar, até hoje existente, com o nome que iniciou desde o princípio- ASSAMBLÉA CRISTIANA, apesar que o histórico da Atual Assemblea Cristiana, data de novembro de 1916, tempo em que foi legalmente fundada. Uma semente plantada em 1909, que prosperou e cresceu rapidamente.