sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As familias biblicas e suas crises - parte V

Chegara a hora de Noé e sua familia deixarem a arca, pois as águas já haviam minguado, e a arca encalhou no monte Ararat.

Como Noé e sua familia desceu do monte não sabemos, mas hoje o monte é cobertop por grossa camada de gelo. Mas o que nos é importante na história de Noé e sua familia, foram os acontecimentos, fatos e atos narrados pelo escritor do livro de Gênesis. cap 8.
13 E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.



14 E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.
15 Então falou Deus a Noé dizendo:
16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

O primeiro ato de Noé foi edificar um altar e oferecer sacrifício ao Senhor. Nisto Noé demonstra que tem de imediato gratidão ao Senhor Deus. Qual homem, que tendo sido avisado por Deus que a humanidade seria destruída por um dilúvio, e que crendo em Deus lhe é dado o privilégio de ser salvo junto à sua familia, não iria de imediato agradecer a Deus, tão logo tenha sobrevivido a tudo, depois de ter vivido com sua familia entre animais, fechado dentro de uma arca, sem ver o sol durante tanto tempo?
Nenhum homem de Deus poderia deixar de demonstrar sua gratidão a Deus.

Logo  Deus lhe deu mandamentos, pois sempre o homem tem que ser doutrinado, não existe tal livre arbítrio como inventaram, não se sabe como, pois desde que deus criou a terra e logo que formou o homem, Deus deu mandamentos para serem observados e cumpridos. Porém o homem procurou viver como tudo dependesse dele mesmo, como se o homem não tem que dar conta de sua própria vida. Mas todo homem, toda mulher, devem sua obediência à Deus, o formador de todas as coisas.
Deus primeiramente abençoou Noé e sua familia, dizendo-lhes; frutificai, multiplicai-vos e enchei toda a terra.
Assim Deus colocou a vida acima de qualquer outro mandamento naqueles dias.
Gênesis cap 9- 3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.

4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Sabendo da maldição que caíra sobre Caim, Deus então deixou claro a Noé e sua familia que Deus o Senhor tem a vida por muito preciosa, até mesmo a vida dos animais. E a vida para Deus é o sangue, o homem pode comer de todo animal, mas não pode comer de seu sangue. E o mais importante, não pode o homem derramar o sangue de outro homem. A vida do homem pertence ao Senhor.
Tudo parecia agora magnífico, a familia toda salva, a terra toda diante deles para habitar e fazer tudo que suas almas desejassem. Mas com o passar do tempo coisas acontecem.
Num determinado tempo Noé que havia plantado uma vinha, tomou do fruto e fez vinho.
Neste episódio podemos ver alguns fatos que não foram de nada bom para a familia.
vejamos os vs. seguintes -
começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.



21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26 E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo


Esta foi a primeira crise na familia. Porém Noé tem a sua parcela de culpa. Embebedou-se, mas Cão demonstrou sua imaturidade e despreparação para lidar com algo inusitado. Ele era o filho menor, mas sabemos que não era uma criança, pois tinha já a sua mulher, pois vemos pela história que entraram na arca os filhos de Noé e as noras de Noé. Portanto Cão não pode ter alguma desculpa pelo seu ato. Certamente, criado pelas regras morais que Noé sempre ensinou seus filhos, Cão não poderia ter agido daquela forma, mas agiu. Cão pecou contra seu pai. Ridicularizou seu pai perante seus dois irmãos, os quais por sua vez agiram prudentemente, virados de costa para o pai, colocaram-lhe uma capa sobre ele, cobrindo a sua nudez. Isto é um ato de verdadeiro respeito pelo pai, e até mesmo a si mesmo. Noé ficou sabendo o que Cão fizera, e por isto o amaldiçoou. Aqui vemos o perigo de um filho ser amaldiçoado por seu pai. Nos dias de hoje, há quem diga que isto não acontece. Ora, se nós sabemos que a biblia diz que o maior segundo mandamento é HONRA TEU PAI E TUA MÃE QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA, PARA QUE TE VÁ BEM E VIVA MUITOS DIAS SOBRE A TERRA.
Quem buscou a maldição sobre si? Foi o próprio Cão.  Se observarmos o destino de Canaã. A terra que habitou Cão e ali formou-se grande povo. Mas não andaram nos caminhos do Senhor Deus de Noé. A maldição de Noé sobre Cão, passou em toda a geração de Canaã. O pecado de Cão teve conseqüencia de maldição não somente a ele, mas a toda a geração de seus descendentes.
Hoje nós crentes em Jesus Cristo, temos este mandamento e devemos seguir ao pé da letra, pois como poderá alguém amar a Deus se não amar os seus progenitores. vemos no mundo de hoje quanta maldade entre familias, tal quantos até mesmo filhos provocando a morte de seus pais para ficarem com a herança. Mas o pior ainda é que alguns que se dizem ser crentes, internam seu pai ou sua mãe, já avançados em idade em algum asilo. Não tem a paciência de dedicar alguns poucos anos de carinho e cuidado, com aquele(a), que durante uma vida toda dedicou o seu amor incondicional. sim pois o amor de um pai ou de uma mãe deve ser incondicional. As vezes parece que amamos um filho mais que o outro, mas é apenas uma impressão momentânea, e sabemos que uma mãe ama seu filho mesmo que este filho não lhe dedique o amor de filho.
Infelizmente há também casos de mães que rejeitam seu filho antes mesmo do parto, fazendo o mais terrível dos homicídio. Matar um feto, ainda que hoje a sociedade esteja aprovando certas medidas para tal pecado, mas sabemos que Deus jamais irá proporcionar a bênção para um povo que concorda com o assassinato de um ser, pequeno, indefeso e que tem vida, mesmo que ainda não recebeu o fôlego de vida. Por isto é que o mundo, as nações os governos estão recebendo a paga por suas leis inescrupulosas, egoístas e praticamente ateístas. Desta forma a maldição de Cão permanece ainda na vida de muitas pessoas ainda hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados

A vida nos tempos de Jesus

COMO ERA A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS? Este dois excelentes vídeos, muito bem explicado pelo autor, nos dá a entender como viviam os judeus...