quinta-feira, 8 de julho de 2010

DEUS REINA - parte VII

Davi considerou então que poderia ser morto pela mão de Saul, e resolveu fugir para a terra dos Filisteus. Imaginemos o risco também que correria Davi na terra dos filisteus. Mas ao que parece o risco era menor do que ficar em Israel. Davi tinha a vantegem de que entre os /filisteus, poderia não ser reconhecido. Levou com ele suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.

I Samuel 28: E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate, não cuidou mais de buscá-lo.

5 E disse Davi a Aquis: Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria o teu servo contigo na cidade real?
6 Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).
7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos filisteus, um ano e quatro meses.
8 E subia Davi com os seus homens, e davam sobre os gesuritas, e os gersitas, e os amalequitas; porque antigamente foram estes os moradores da terra que se estende na direção de Sur, até à terra do Egito.
9 E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem nem a mulher, e tomava ovelhas, e vacas, e jumentos, e camelos, e vestes; e voltava, e vinha a Aquis.
10 E dizendo Aquis: Onde atacastes hoje? Davi dizia: Sobre o sul de Judá, e sobre o sul dos jerameelitas, e sobre o sul dos queneus.
11 E Davi não deixava com vida nem a homem nem a mulher, para trazê-los a Gate, dizendo: Para que porventura não nos denunciem, dizendo: Assim Davi o fazia. E este era o seu costume por todos os dias que habitou na terra dos filisteus.
12 E Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele por certo aborrecível para com o seu povo em Israel; por isso me será por servo para sempre.

Davi ficou entre os filisteus, e procedeu com muita cautela diante do rei. Fazia suas manobras de guerra, mas não deixava ninguém sobreviver, para não ser denunciado.

I Samuel 28
E sucedeu naqueles dias que, juntando os filisteus os seus exércitos à peleja, para fazer guerra contra Israel, disse Aquis a Davi: Sabe de certo que comigo sairás ao arraial, tu e os teus homens.

2 Então disse Davi a Aquis: Assim saberás o que fará o teu servo. E disse Aquis a Davi: Por isso te terei por guarda da minha pessoa para sempre.
3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.
4 E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
5 E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.

Agora é que chega o início do fim de Saul. Um homem que durante o seu reinado foi prepotente, e deixou de lado a vóz do Senhor seu Deus. Deixou de obedecer a palavra enviada pelo profeta.
Samuel agora já estava morto, não tinha como saul recorrer ao profeta do Senhor.
No começo do reinado de saul, ele mandou matar todos os adivinhos que haviam em Israel, fez uma perseguição ferrenha, procurando evitar que o povo de Israel servisse a outros deuses, e continuassem pecando contra o Senhor.
Mas há momento em que quando o homem deixa de ouvir a vóz do Senhor, fica confuso, e não sabe que rumo tomar quando não consegue mais ouvir a vóz do Senhor. Assim ficou Saul, sabendo que o senhor não mais falaria com ele, uma vez que Samuel era morto. Saul acrescentou aos seus pecados um pecado ainda maior diante do Senhor.  Foi em busca de uma mulher adivinha. Mulher que não tinha o espírito do Senhor, mas por meio de feitiçarias, fez com que um suposto espírito de Samuel aparecesse para Saul. Alguém pode pensar que aquele Samuel que ali apareceu foi realmente o profeta do Senhor. Mas não nos confundamos. Deus jamais permitiu nem permitirá que o espírito de alguém que já morreu volte para falar com os vivos. É uma pura ilusão, uma verdadeira manipulação feita por satanaz, que engana todo o mundo desde o princípio. O próprio satanáz se disfarça de anjo de luz, então ele próprio se fez passar por Samuel. Ainda que o recado que Saul recebera parece ter sido verdadeiro. Então é bom observarmos muito bem.

A primeira observação está aqui:=> E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.

14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.

Este diálogo mostra que não era o espírito de Samuel quem aparacia. A própria mulher disse que via deuses subindo da terra.
E Saul lhe perguntou o seu aspécto. E tendo a resposta de que era um semelhante a um homem idoso envolto numa capa, Saul deduziu ser Samuel. E o pior ainda inclinou-se na terra diante daquele suposto espírito. Saul inclinou-se verdadeiramente foi diante de satanaz, que já o tinha subjugado, e agora era adorado por Saul.

Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.


16 Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?

17 Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi.
18 Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto.
19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus.
20 E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.
21 Então veio a mulher a Saul e, vendo que estava tão perturbado, disse-lhe: Eis que a tua criada deu ouvidos à tua voz, e pus a minha vida na minha mão, e ouvi as palavras que disseste.
22 Agora, pois, ouve também tu as palavras da tua serva, e porei um bocado de pão diante de ti, e come, para que tenhas forças para te pores a caminho.
23 Porém ele o recusou, e disse: Não comerei. Porém os seus criados e a mulher o constrangeram; e deu ouvidos à sua voz; e levantou-se do chão, e se assentou sobre uma cama.
24 E tinha a mulher em casa um bezerro cevado, e se apressou, e o matou, e tomou farinha, e a amassou, e a cozeu em bolos ázimos.
25 E os trouxe diante de Saul e de seus criados, e comeram; depois levantaram-se e partiram naquela mesma noite.

Não há muito o que comentar sobre este episódio. Mas ainda que pareça, pela maneira que está descrito nos versículos acima, até parece que realmente era Samuel quem falara com Saul. Mas sabemos que satanáz também ou um espírito qualquer talvez o mesmo que atormentava Saul, enviado da parte de Deus, sim este mesmo espírito se fez passar por Samuel e mandou o recado para Saul. E o que Saul ouviu sabemos já que realmente tudo aconteceu.

Saul foi para a batalha, o exército de Israel foi ferido diante dos filisteus, e Saul acabou sendo ferido. E por questão de honra, acabou por lançar-se sobre sua própria espada para não dizer que foi morto por um filisteu..

Acabou portanto o reinado de Saul, morreu o rei, mas o Senhor Deus de Israel continua a Reinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados

A vida nos tempos de Jesus

COMO ERA A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS? Este dois excelentes vídeos, muito bem explicado pelo autor, nos dá a entender como viviam os judeus...