ASSEMBLÉIA CRISTÃ - MOVIMENTO PELO AMOR
A ASSEMBLÉIA CRISTÃ é um desdobramento direto do movimento de avivamento, nascido simultâneamente e de forma independente no início do século passado em alguns países do mundo, entre eles o País de Gales e Estados Unicods da América onde os cristãos de várias denominações se reuniram em busca de poder e de receber o batismo no Espírito Santo com a manifestação falando em línguas, como aconteceu no dia de Pentecostes e como ele era repetido no início de cada despertamento religioso .
Esses crentes , inflamados pelo poder de Deus , tornaram-se testemunhas fervorosas à mensagem do Evangelho , que incluía mais do que para a salvação através da fé em Jesus Cristo , a cura do corpo para a mesma fé e batismo no Espírito Santo como uma experiência subseqüente ao novo nascimentocom o batismo por imerssão nas águas. Sendo que estes crentes movidos por divinas revelações, foram espalhados por várias partes do mundo, sendo entre os principais países que receberam estes corajosos evangelistas o Brasil, Argentina, Itália e Panamá, logo na primeira década do século XX.
No princípio estes grupos de crentes reuniam-se em suas próprias casas, tanto na cidade como no campo, e aos pucos foram crescendo, onde se originaram diversas comunidades evangélicas conhecidas como Assembléia Cristã.
Mais tarde houveram divisões de lideranças, que então surgiram as denominações, diferenciadas pelas suas doutrinas específicas. No Brasil temos conhecimento das igrejas originárias deste grande movimento que por sua vez cresceram muito sendo as principais. Congregação Cristã no Brasil, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Igreja O Brasil Para Cristo, sendo estas as únicas que não pode-se dizer participantes do NEOPENTECOSTALISMO, pois estas mantém ainda os mesmos e principais preceitos doutrinários do período em que foram fundadas.
São poucos os grupos independentes que hoje existem e que insistem em manter os costumes e os preceitos doutrinários oriundos das primícias doutrinárias daquele movimento do século passado.
Há grupos por exemplo que mantém em suas doutrinas o costume tradicional do Lava-pés, também o uso do véu pelas mulheres, o serviço da Ceia do Senhor utilizando um só pão e um só cálice, um conceito ministerial sem os estudos teológicos atuais.
Há grupos que creem inteiramente na biblia Sagrada, como a Divina Palavra de Deus e que só pode ser interpretada através pelo Espírito Santo e não pode ser estudada em seminários ou cursos teológicos, tal como o grupo hoje denominado de DISCÍPULOS DO SENHOR JESUS; Este grupo não possui templos, reunem-se nas casas dos fiéis, não tem nenhum estatuto jurídico. seus líderes são leigos e não possuem estudos teológicos. Reunem-se juntos e procuram ter entre eles a interpretação de tudo o que está escrito na biblia.
Já outros pequenos grupos recentemente formados passam a dar maior importância ao estudo da teologia, e buscam a comunhão com os demais grupos ou comunidades evangélicas que professam a mesma fé, acreditando que o povo de Deus está contado dentre todas as comunidades cristãs evangélicas independentemente de sua doutrina ou forma de liturgia, desde que estas comunidades sigam fielmente a Palavra de Deus em seu conteúdo original. Não aceitam porém as doutrinas neopentecostais que mais trazem a superfluidade das coisas materiais e não a do espírito.
Este grupo está mais vinculado ao evangelismo primitivo, tem em seu repertório hinos tradicionais e não utilizam as atuais chamadas músicas góspel. Tem suas reuniões discretamente organizadas em finais de semana também nas casas de fiéis, ou onde possa ser disponibilizado.
Hoje é um grupo pequeno mas em ascendência mesmo que de fórma tímida, mas constante
"Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." I Coríntiosl.17,18 Gálatas 6.14
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A vida nos tempos de Jesus
COMO ERA A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS? Este dois excelentes vídeos, muito bem explicado pelo autor, nos dá a entender como viviam os judeus...
-
Salomão subindo ao trono, deveria cumprir o que seu pai lhe pedira, que vingasse os inimigos de seu pai, e também sabia que para fortalecer ...
-
O Livro de Daniel Preparado por Robert Harkrider (Apostila de treze lições, um total de 50 páginas, incluíndo a capa, em formato pdf pro...
-
A igreja que Jesus construiu Durante o tempo em que Jesus Cristo o Senhor anunciou a sua decisão edificar a sua igreja (Mateus 16:15-18) fal...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de anônimos não são aceitos somente identificados